abr 28

Saiba como proteger os mananciais e também os estuários

iStock.com / ArtTim Os mananciais são fundamentais para sobrevivência das espécies e das indústrias.

Todas as fontes de água, subterrâneas ou superficiais, são consideradas um manancial: rios, represas, lagos e lençóis freáticos. A preservação dos mananciais, portanto, é fundamental para a vida da sociedade moderna, já que esses reservatórios representam uma importantíssima fonte de abastecimento para o consumo da população e para o uso na agricultura e indústria.

Além disso, a proteção dos mananciais ajuda na preservação dos estuários — um ecossistema de transição entre o rio e o mar que abriga importantes espécies de animais e vegetais, contribuindo diretamente para o equilíbrio da natureza. É de “responsabilidade” de um estuário, por exemplo, manter a fauna bentônica que processa sedimentos marinhos.

Como proteger os mananciais?

Existem diversas maneiras de proteger os mananciais. Entre elas, vale destacar o fim das queimadas, da extração ilegal de madeira, do desmatamento, das práticas agrícolas agressivas ao meio ambiente e da poluição industrial. De modo geral, todas as ações humanas que impactam diretamente na qualidade da água dos mananciais devem ser repensadas.

A criação de políticas públicas emergenciais e duradouras é essencial para reverter um cenário caótico e insustentável, assim como os investimentos na educação das novas gerações em relação ao meio ambiente. Também é preciso aumentar a fiscalização de áreas mais afastadas de centros urbanos, onde milhares de quilômetros de mananciais são afetados diariamente sem qualquer tipo de controle.

Veja também