jul 22

Saiba qual o objetivo do protocolo verde

O Protocolo Verde é uma carta de princípios assinada em 1995, no qual instituições bancárias públicas e privadas assumiram o compromisso de cumprir com um conjunto de medidas socioambientais que estabelecem políticas e práticas bancárias que estejam em harmonia com um desenvolvimento justo e sustentável.

iStock.com / Petmal Por meio do Protocolo Verde, instituições bancárias adotaram políticas de desenvolvimento sustentável.

Uma das principais medidas estabelecidas pelo Protocolo Verde é a promessa de não financiar projetos e empreendimentos que podem causar problemas ambientais. Desse modo, o documento incentiva práticas socioambientais, pois concede crédito apenas a obras e projetos que sejam autossustentáveis e pouco nocivos à natureza.

Ao aderir ao protocolo, o setor bancário exerce um importante papel para o desenvolvimento sustentável, uma vez que complementa medidas já adotadas por empresas de outros segmentos. Ao criar linhas de financiamento que privilegiem a sustentabilidade de projetos e empreendimentos, as instituições financeiras estarão incentivando a proteção e a recuperação ambientais.

Outras medidas definidas pelo Protocolo Verde são: ações de prevenção que evitem danos ao meio ambiente, criação de equipes específicas e formadas por funcionários com consciência ambiental, redução e eliminação de desperdícios no ambiente de trabalho, incentivo à eficiência energética e à utilização de materiais reciclados.

Essas práticas simples do dia a dia ajudam a conscientizar e transformar os hábitos dos funcionários dos bancos, que podem levar o conhecimento adquirido a familiares e amigos, contribuindo para a promoção de hábitos sustentáveis.

Veja também