Saiba o que é lixo seco e a importância de sua separação do lixo úmido

© Depositphotos.com / belchonock Lixo seco é tudo o que não está contaminado ou sujo, podendo ser reciclado.

Cuidar da separação do lixo é uma responsabilidade de toda a sociedade. Afinal, preocupar-se com o futuro do planeta é garantir um futuro melhor para as próximas gerações. A gestão inteligente do lixo também possibilita um melhor consumo de energia elétrica e dos recursos naturais, garantindo uma economia mais sustentável e viável.

Neste sentido, prestar atenção à separação do lixo seco e úmido é essencial, já que somente parte dele pode ser reutilizada ou reciclada. Mas você sabe o que é e qual a diferença entre esses dois tipos de lixo? Descubra a seguir:

Diferença entre lixo seco e lixo úmido

Lixo seco

O lixo seco é, como o próprio termo indica, tudo que não está contaminado ou sujo com outras substâncias — orgânicas ou não. De maneira geral, tudo aquilo que pode ser reciclado pode ser chamado de lixo seco.

Os principais materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) são bons exemplos de lixo seco. Isto significa que embalagens de papelão, sacos plásticos, potes, garrafas, pregos, latinhas, jornais e até carcaças de materiais eletrônicos ou eletrodomésticos podem ser chamados desta forma.

Mas atenção: pilhas, baterias e outros componentes químicos encontrados dentro destas carcaças não podem ser colocados em nenhum tipo de lixo. Esses itens não são considerados lixo seco e nem úmido, e devem ser descartados em locais apropriados. Caso contrário, podem poluir o solo e água, contaminando os alimentos e trazendo danos para o meio ambiente.

É importante salientar que nem todo tipo de papel pode ser considerado lixo seco. Papel higiênico, guardanapo e lenços usados são considerados lixo úmido e devem ser descartados como tal.

Lixo úmido

O lixo úmido, por sua vez, é composto por todos os materiais que não podem ser reciclados, tais como: restos de comida, papeis sujos, bitucas de cigarro, fraldas descartáveis e vidros que foram utilizados em janelas, copos quebrados e alguns tipos de copos descartáveis.

Qual a importância da separação do lixo seco e úmido?

A separação do lixo entre seco e úmido é importante porque permite que esses restos sejam encaminhados para a reciclagem de maneira mais rápida e eficiente. Assim, as indústrias e cooperativas de reciclagem podem pegar este material limpo e reaproveitar em novas produções, criando novos produtos que voltarão para a cadeia de consumo.

Este trabalho diminui a produção de resíduos, consome menos energia, utiliza menos recursos naturais e garante mais sustentabilidade ao planeta. Todas as pessoas devem fazer sua parte neste processo, realizando a separação do lixo seco e úmido em suas casas e favorecendo a coleta seletiva nos locais onde moram.

Empresas e indústrias também devem apostar na separação de seus resíduos e apostar na reciclagem como uma importante forma de economizar e fazer sua parte com relação ao cuidado do planeta.

Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.

  • seta