fev 13

Saiba o que é conforto ambiental e sua importância na construção de novos imóveis

© Depositphotos.com / franckito Conforto ambiental tem como principal objetivo proporcionar satisfação ao humano em um determinado espaço, levando em conta o conforto térmico, acústico e visual de uma casa.

O conforto ambiental é um conceito que consiste em dar atenção não apenas com a estética de um ambiente, mas com a comodidade e aconchego que cada cômodo oferece. Conforto ambiental, portanto, está relacionado ao conforto acústico, térmico e visual de uma casa.

Principais focos do conforto ambiental

Conforto ambiental acústico

O conforto ambiental acústico de um ambiente atenua a sonoridade de lugar, trazendo isolamento acústico. Além de deixar o ambiente mais calmo, este tipo de conforto proporciona bem-estar e previne problemas de saúde relacionados à audição.

Conforto ambiental térmico

O conforto ambiental térmico diz respeito à preocupação em tornar um cômodo climatizado, sem estar quente ou frio demais em nenhuma época do ano, mantendo sempre um equilíbrio.

Conforto ambiental visual

Por fim, o conforto ambiental visual é trata diretamente do impacto que a poluição visual causa em nosso dia a dia. Pichações, outdoors em quantidades exorbitantes e outros tipos de acúmulo visual são exemplos simples do que o conforto ambiental visual trata.

Conforto ambiental e sustentabilidade

Assim como as pessoas passaram a se preocupar em estar dentro de construções mais aconchegantes, recorrendo ao conforto ambiental para atingir este objetivo, a necessidade de optar por matérias de nível sustentável também tem ganhado destaque. Atualmente, tanto a engenharia quanto a arquitetura devem considerar não apenas o conforto ambiental, mas a sustentabilidade da construção.

Veja também