ago 05

Saiba o destino do lixo industrial e do lixo doméstico

Flickr.com / LoordThomas As cidades contam com programas de coleta e manejo específicos para o lixo doméstico.

Lixo doméstico

Todos os dias, em nossas residências, geramos uma grande quantidade de um tipo de resíduo chamado de “lixo doméstico”, composto por materiais plásticos, óleo de cozinha, restos de alimentos, embalagens, produtos de higiene pessoal, dentre outros.

Hoje, algumas cidades já possuem programas de coleta e manejo específicos para o lixo doméstico, dando destinação correta para esses resíduos, esteja ele na sua forma inorgânica ou mesmo na forma orgânica.

Quando as cidades, municípios ou bairros contam com programas de coleta seletiva, cabe às pessoas realizarem a separação em casa dos tipos de lixo doméstico, de acordo com sua origem e sua capacidade de reciclagem.

O lixo considerado biodegradável (composto por vegetais, carnes, frutas, etc), deve ser separado do lixo restante, sendo o seu destino normalmente os aterros sanitários ou os sistemas de valorização de resíduos.

Já os lixos recicláveis, como papéis, vidros, plásticos e metais, devem ser separados de acordo com sua composição, e depositados em suas respectivas lixeiras de armazenamento (dividas de acordo com um sistema de cores), para que possam ser corretamente destinados à reciclagem em empresas ou organizações especializadas nesse processo.

Lixo industrial

Lixou industrial ou resíduo industrial é todo aquele resíduo que provém de processos industriais diversos. Como são muitos os processos industriais, a geração desses resíduos também é proporcionalmente grande, variando entre resíduos sólidos, gasosos e líquidos.

Muitos desses resíduos podem ser reaproveitados, como, por exemplo, os resíduos derivados de indústrias de alimentos que, nesse caso, são utilizados

para a produção de ração animal.

Por outro lado, muitos resíduos industriais, como os materiais químicos, apresentam um grande grau de toxicidade, sendo, dessa forma, menos aproveitados, uma vez que demandam um alto custo para a sua reciclagem.

A realidade é que a destinação incorreta dos resíduos industriais representa um grande perigo ao meio ambiente, devido às capacidades tóxicas e de contaminação, dessa forma, eles não podem ser depositados em aterros sanitários ao menos que passe por processos de descontaminação e desintoxicação.

Cabe às empresas e indústrias a realização de processos de descontaminação de cada tipo de resíduo por ela produzido, assim como o seu correto descarte, de acordo com a composição do mesmo.

Veja também