ago 21

Saiba qual é o impacto do lixo radioativo no meio ambiente

flickr.com / Dean Calma / AIEA Contentores de lixo radioativo prontos para o transporte.

É considerado lixo radioativo todo resíduo que composto por elementos químicos radioativos e que não possui mais utilidade prática. Também chamado de lixo atômico, este tipo de produto é gerado principalmente por clínicas de diagnósticos radiológicos e por usinas nuclares.

O lixo radioativo é uma substância altamente tóxica e que deve ser descartada de acordo com rígidas normas de segurança e preservação ambiental, visto que uma pequena quantidade já é capaz de poluir rios e deixar terrenos totalmente inférteis.

Impactos do lixo radioativo no meio ambiente

O contato com lixo radioativo está diretamente associado ao desenvolvimento de variados tipos de câncer. Uma pequena quantidade de lixo radioativo é suficiente para tornar um terreno impróprio para o cultivo, uma vez que os alimentos plantados em solo contaminado carregam as características radioativas do ambiente, podendo contaminar animais e seres humanos.

Além disso, quando descartado em mares e oceanos, o lixo radioativo pode provocar morte imediata de várias espécies marinhas, desequilibrando o ecossistema como um todo.

Transporte e descarte do lixo radioativo

Para evitar contaminação do meio ambiente, é necessário dar o tratamento adequado ao produto, isolando-o e enterrando-o com concreto para evitar vazamentos e contaminações do solo.

Veja também