mar 06

Saiba como fazer detergente caseiro, confira nossa receita

Embora muitos consumidores considerem o detergente um item indispensável na cozinha, poucos têm conhecimento de como este produto pode estar associado a diversos impactos ambientais. Os agentes químicos presentes em sua formulação, especialmente os derivados de petróleo e com glicerina, vão para o esgoto e, quando não são tratados corretamente, poluem água e solo.

Felizmente, este é um tipo de impacto ambiental que pode ser evitado. Uma sugestão é optar por detergentes biodegradáveis. Porém, existe outra opção ainda mais vantajosa que, além de ecológica, é econômica e antialérgica: produzir e utilizar detergente caseiro.

Uma das receitas leva os seguintes ingredientes: um sabão de coco em pedra (200 g), três colheres de sopa de bicarbonato de sódio (42 g), três litros de água, 50 ml de álcool e 10 ml de óleo essencial de sua escolha.

Para preparar o sabão, rale o sabão e despeje em uma panela com três litros de água quente. Quando o conteúdo tiver se dissolvido, acrescente o bicabornato de sódio, o álcool e o óleo essencial. Misture por cinco minutos e deixe descansando por uma hora. Mantenha o sabão líquido em recipientes limpos.

Outra receita de detergente caseiro contém quatro colheres de sopa de solução de amoníaco, dois limões espremidos (apenas o suco), um sabão em pedra de coco e seis litros de água.

Para o procedimento de preparo, rale o sabão e despeje em uma panela com um litro de água quente. Dissolva-o e passe a mistura para um balde, acrescentando a água restante (cinco litros). Coloque o suco de limão e o amoníaco, misturando com bastante cuidado. Deixe esfriar e guarde em recipientes limpos. O produto é válido por três meses.

Dica: adicione duas colheres do óleo essencial que preferir para deixar o produto mais perfumado e líquido.

Veja também