out 25

Saiba como fazer reciclagem de esponja de lavar louça

MajaMitrovic / iStock / Getty Images Plu A reciclagem da esponja de louça é fundamental para a preservação do meio ambiente, uma vez que o material utilizado para sua fabricação é altamente poluidor.

A reciclagem é fundamental para manter o meio ambiente o mais limpo possível, evitando que o lixo seja despejado de maneira irresponsável e acabe se acumulando na natureza, gerando prejuízos ambientais. O descarte incorreto de lixo é uma das principais consequências da falta de reciclagem, além de ser um dos maiores fatores de poluição.

Investir na reciclagem de materiais é uma ação que também contribui para a redução da produção de lixo e evita que o meio ambiente sofra os danos causados pelo excesso de lixo, bem como aqueles derivados do descarte incorreto de materiais. Todas as pessoas podem contribuir para este com pequenas ações no dia a dia, seja reduzindo o consumo de produtos ou garantindo que os materiais sejam devidamente reaproveitados.

A importância da reciclagem de esponjas de lavar louça

Um dos itens utilizados diariamente em todas as residências é a esponja de lavar louça, um item que acumula bastante sujeira e que possui uma vida útil relativamente curta, podendo ser utilizada por aproximadamente quatro semanas. Isso significa que as esponjas de lavar louça acabam formando um grande volume de lixo.

Apostar na reciclagem de esponjas de lavar louça, portanto, é uma excelente maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente, uma vez que o material com o qual são produzidas estas esponjas é altamente poluidor: o poliuretano, um plástico de grande rigidez que acumula diversas sujeiras e bactérias.

Como é feita a reciclagem de esponja de lavar louça

A reciclagem de esponja não é um processo simples ou fácil, uma vez que é necessária a descontaminação deste material para que ele possa ser devidamente utilizado para a produção de novos itens. Os principais produtos originados a partir da esponja são os pisos, especialmente os usados em pistas de atletismo.

Como a reciclagem de esponjas de lavar louça é um processo difícil, é comum haver alguma dificuldade para encontrar locais que aceitem receber este material, devido à necessidade de sua descontaminação antes da reciclagem. Esta dificuldade contribui para que, muitas vezes, estas esponjas sejam descartadas incorretamente no lixo comum, chegando a aterros sanitários e aumentando os prejuízos ao meio ambiente.

Para buscar diminuir esta dificuldade e facilitar o descarte correto e as chances de reciclagem de esponjas, uma das mais importantes marcas fabricantes de esponjas, a Scotch-Brite, em parceria com a empresa TerraCycle, criou um programa de descarte de esponjas intitulado “Brigada de esponjas Scotch-Brite”.

Neste programa de reciclagem, a empresa possibilita que as pessoas recolham suas esponjas e enviem gratuitamente para a TerraCycle, para que as peças possam ser avaliadas, descontaminadas e recicladas.

Este programa permite que a coleta e o encaminhamento de esponjas seja muito mais fácil para todas as pessoas, diminuindo o descarte incorreto e os danos causados por este material quando descartado no meio ambiente, além de proporcionar uma grande chance de aumento nos números de reciclagem de esponjas de lavar louça.

Veja também