abr 27

Saiba como é produzido o biodiesel no Brasil

© Depositphotos.com / Syda_Productions O biodiesel é um tipo de combustível sustentável, que pode derivar da soja, canola, caroço de algodão, dendê ou outras oleaginosas.

O biodiesel é um combustível feito com material biológico de plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura), sendo normalmente utilizado em veículos como carro e caminhões com motores especiais. A fonte do biodiesel é sempre renovável, e pode derivar de soja, canola, caroço de algodão, dendê ou outras oleaginosas. A produção do biodiesel normalmente é feita a partir de um processo químico chamado transesterificação, que passa pela separação da glicerina do óleo vegetal ou da gordura.

Biodiesel e sustentabilidade

Existem inúmeras vantagens em se utilizar biodiesel. A primeira é a economia, já que se trata de um combustível mais barato que a gasolina, o diesel e outros derivados do petróleo. Como o preço dos barris de petróleo tende a crescer cada vez mais, há diversos impactos no mundo, inclusive com ameaças de guerra e crises internacionais.

O biodiesel é um combustível sustentável e, portanto, muito útil e importante em uma época em que o ar se tornou tão poluído por conta do dióxido de carbono emitido pela queima de outros tipos de combustível. Por ser uma energia renovável, o Brasil pode ter ampla economia e lucro, já que o País possui grandes quantidades de terras cultiváveis que podem abrigar plantações de oleaginosas — uma produção que geralmente tem baixo custo.

Os motores que usam o biodiesel têm a vida prolongada, uma vez que este produto é um ótimo lubrificante. Este combustível também é considerado mais seguro, apresentando um baixo risco de explosão. Como consequência, ele é também mais fácil de ser transportado e armazenado.

Como é produzido o biodiesel no Brasil

A produção do biodiesel é feita principalmente por meio de dois processos. No primeiro, cria-se uma reação de óleo vegetal com um álcool, na presença de um catalisador para acelerar o processo químico. Em geral, utiliza-se o etanol ou o metanol. A esse processo é dado o nome de transesterificação, que se destaca como o método mais usado por ter uma tecnologia muito difundida no Brasil.

O outro processo comum da produção é o craqueamento térmico ou catalítico. Para se obter o biodiesel é preciso levar a matéria-prima a altas temperaturas, fazendo com que aconteça uma quebra molecular por meio do aquecimento. A substância se dissolve, dando origem ao produto final. Esse método é bastante útil para a produção para pequenas localidades.

Veja também