jun 26

Saiba como é feito o processamento de acrílico no Brasil e aprenda como reciclar o material

© Depositphotos.com / dandesign86 O acrílico é um forte aliado na preservação do meio ambiente, por ser um material 100% reciclável.

O acrílico é um polímero e, como tal, trata-se de um material composto por grandes moléculas formadas por diversas unidades químicas que se repetem. Pertencente à família dos termoplásticos (plásticos que, quando submetidos a altas temperaturas, sofrem alterações físicas que permitem que ele seja moldado sem perder sua composição química original), esse material é caracterizado por sua rigidez, transparência, alta resistência mecânica, facilidade de transformação e reaproveitamento, além de fácil manutenção e alta durabilidade.

O processamento do acrílico no Brasil é realizado por meio de dois métodos, que são:

  • Cast: método dividido em dois momentos, sendo que o primeiro consiste na produção do “xarope” Acrílico e o segundo é a produção das chapas acrílicas;
  • Extrusão: método totalmente contínuo, que se caracteriza por utilizar resina acrílica em forma de grânulos ou pó. A extrusão é feita por meio de um desumidificador responsável pelo aquecimento da resina acrílica, uma extrusora encarregada de triturar, aquecer e preencher os moldes para a formação do produto e a calandra — responsável por moldar as chapas de acrílico.

Acrílico e o meio ambiente

A grande vantagem do acrílico é que ele é um forte aliado na preservação do meio ambiente. Isso porque este é um material que pode ser 100% reciclado e, quando descartado, pode ser novamente transformado em chapas que serão utilizadas em outras diversas aplicações.

Segundo dados, por ano no país são recicladas cerca de duas mil toneladas de chapas e resinas acrílicas. Esse número só não é maior por causa se sua elevada durabilidade, o que faz com que o material só seja descartado no caso de quebra ou se o produto chega ao final de sua vida útil.

Processo de reciclagem acrílico

  • Coleta do material;
  • Limpeza e moagem: o material é separado, limpo e moído;
  • Craqueamento: aquecimento do material acima de 410°C, temperatura em que as moléculas são quebradas e o material se transforma em monômeros de metacrilato de metila;
  • Lavagem: para eliminação dos contaminantes;
  • Decantação: separação da fase aquosa (tratamento) da fase orgânica;
  • Retirada de contaminantes leves e pesados;
  • Reaproveitamento do monômero: fabricação de novas chapas de acrílico ou outros derivados do material.

Veja também