maio 06

Saiba como aproveitar a energia solar em casa

© Depositphotos.com / e_mikh A captação de energia solar ocorre através da instalação de coletores solares e boilers.

O uso da energia solar, além dos benefícios ambientais diretos (uma vez que se trata de uma fonte de energia limpa e renovável) também nos oferece uma boa alternativa para um problema eminente em nosso planeta: a urgente substituição dos modelos energéticos atuais (baseados em combustíveis fósseis e finitos) por modelos energéticos limpos e renováveis.

Atualmente, no Brasil, a maior utilização da energia solar se divide em duas categorias: a térmica e geração fotovoltaica.

A energia solar utilizada de forma térmica é conseguida por meio da instalação de coletores solares (instalados nos telhados de casas e estabelecimentos comerciais) e reservatórios ou “boilers”.

Esse sistema, simples e eficiente, funciona da seguinte forma: os coletores, por conterem aletas de alumínio e cobre em sua constituição, absorvem radiação, aquecendo as aletas. Essas, então, aquecem os tubos do sistema, que, por sua vez, aquecem a água e a enviam a um reservatório, onde ela permanece quente.

De fácil instalação e custo benefício positivo, o aquecimento térmico é bastante difundido tanto em estabelecimentos comerciais (como hotéis, clubes e restaurantes) como em residências, para higiene pessoal e serviços de limpeza.

Já a utilização de painéis fotovoltaicos nos possibilita a transformação da energia solar em energia elétrica, uma vez que os painéis fotovoltaicos são constituídos por células solares. Essas, por sua vez, têm como principal propriedade a capacidade de absorver a energia proveniente dos raios de sol e permitir que, por suas camadas com cargas opostas, circule a energia elétrica.

Notadamente esse ainda é um sistema considerado complexo e, por isso, de alto custo. No entanto, inúmeros estudos e avanços tecnológicos desse sistema já comprovam sua eficiência econômica, sendo utilizado principalmente em muitos países desenvolvidos como fonte de energia elétrica.

Tarefas como o acendimento de lâmpadas e a energização de produtos eletrônicos estão entre as principais utilidades desse sistema. Além disso, no Brasil, em áreas distantes, desprovidas do abastecimento de energia elétrica tradicional, o uso de painéis fotovoltaicos tem se mostrado uma ótima alternativa para obtenção de energia elétrica.

Veja também