nov 17

Saiba o que é e como calcular pegada ecológica

A velocidade do consumo humano deixa rastros na natureza. A constante extração de matéria-prima causa diversos impactos nos ecossistemas de todo o planeta. Estes impactos provocados pela ação do homem são chamados de pegadas ecológicas, um nome que se refere às marcas deixadas pela nossa passagem pela Terra — especialmente aos sinais negativos que deixamos pelo caminho.

A pegada ecológica é uma metodologia que analisa a influência do homem em relação aos recursos naturais. Por meio dela, é possível classificar vários padrões de consumo e conferir se estes seguem políticas ambientais, enquadrando-os conforme o nível de capacidade ecológica da Terra para sustentar a geração atual e as futura.

Por que é importante e como diminuir a pegada ecológica?

Para reduzir o nível de pegadas ecológicas na natureza, é preciso adotar políticas de sustentabilidade ambiental em diversos setores. Um bom exemplo é são as Ecovilas instaladas em diversas regiões do Brasil: estas comunidades, com duas ou mais famílias, dividem o mesmo espaço territorial e integram sua vida social (trabalho agrícola, atividades culturais e a sobrevivência de modo geral) de maneira 100% sustentável.

Nas Ecovilas, todas as ações são controladas para não agredir a natureza. Isso começa desde a construção das casas, com utilização de materiais diferenciados como palha, barro e madeira. O uso de água e energia elétrica também é controlado e ensinado aos mais jovens, que já crescem em um ambiente mais sustentável e com a educação ecológica facilitada. Ações deste tipo reduzem consideravelmente o impacto da presença humana no local e, com isso, a pegada ecológica.

Outras ações mais simples também podem ser adotadas para reduzir a pegada ecológica, inclusive para quem vive em centros urbanos. O descarte correto de lixo, a reciclagem, o uso consciente da água potável e o consumo consciente de energia elétrica são algumas das medidas que podem fazer parte da rotina das famílias brasileiras.

Como é calculada a pegada ecológica?

A pegada ecológica é medida em hectares globais (gha). Um hectare global representa a média da capacidade de produção anual de determinada região, considerando recursos naturais biológicos e renováveis como grãos, carne, madeira e fibras, vegetais peixes e até energia renovável. A pegada ecológica engloba setores como a agricultura, florestas, áreas construídas, pastagens, pesca e a presença de CO2 no meio ambiente.

Veja também