jul 04

Saiba a diferença entre lixo orgânico e inorgânico

Flickr.com / fernando neves Os materiais orgânicos têm origem biológica, enquanto os inorgânicos são produzidos pelo homem.

Para se entender as diferenças entre lixo orgânico e o inorgânico, temos que considerar, basicamente, a origem dos materiais que são descartados.

Os materiais de origem biológica são orgânicos: podem ser transformados em compostos orgânicos. Nessa classificação podemos citar os resíduos animais ou vegetais, tais como restos de alimentos, animais mortos, folhas, sementes, etc. Tudo que sofre um processo de decomposição natural, sendo absorvido pela natureza.

Geralmente são descartados em sacos plásticos e encaminhados ao serviço de coleta. Seu aproveitamento também se difere do lixo inorgânico. Afinal, uma parte do lixo orgânico pode ser transformado em adubo para hortas e jardins por meio de um processo de compostagem.

Além disso, o lixo orgânico pode até ser utilizado na produção de alguns tipos de combustíveis. Para isso, utiliza-se um processo de biogasificação dentro das usinas termoelétricas, onde esses materiais se transformam em energia, baseados no gás que emite.

Já o material que compõe o lixo inorgânico não tem origem biológica. São materiais produzidos por meios não-naturais, ou seja, produzidos pelo homem. Nessa categoria entram papéis secos, plásticos, alumínio, vidro, metais ferrosos e não ferrosos.

O lixo inorgânico deve ser descartado separadamente do orgânico. E, se nele houver restos de alimentos ou outras substâncias, deve ser higienizado para minimizar a proliferação de animais.

Seu aproveitamento se dá após sua triagem, que segue para os fabricantes de matérias-primas. Um exemplo disso é o papel, que misturado a celulose virgem dá origem ao papelão.

Como o lixo inorgânico apresenta um longo período de decomposição na natureza, acaba se tornando uma ameaça para a natureza. Assim, se faz essencial a participação das comunidades no processo de reciclagem desses materiais que, em sua maioria, podem ser reciclados.

Separar o lixo orgânico do inorgânico é um ato consciente de apoio ao meio ambiente. Divide-se o lixo orgânico, que pode ser coletado sem a necessidade de separação de seus resíduos, do inorgânico, que deve estar armazenado limpo e seco. Após isso, basta fazer o uso correto das lixeiras da coleta seletiva para ajudar o processo da reciclagem como um todo.

Veja também