dez 30

Como fazer sabão com óleo usado

Muito utilizado em cozinhas residenciais e industriais, o óleo é uma substância que normalmente causa diversos impactos ambientais associados ao descarte incorreto, causando diversos impactos ambientais. O produto também é prejudicial para a própria residência, especialmente quando jogado diretamente pela pia, uma vez que danifica estrutura dos canos e corrói as paredes de PVC, provocando rachaduras e consequentes vazamentos.

flickr.com / Borislav Dimitrov Reaproveitar óleo usado para criar um sabonete é uma ótima e sustentável opção.

Na natureza, basta uma pequena quantidade de óleo para poluir milhares de litros de água e tornar rios inabitáveis para diversas espécies. Isso ocorre porque o óleo contém pequenos organismos que consomem o oxigênio da água, provocando a morte de peixes e algas.

É fundamental, portanto, procurar alternativas para o descarte incorreto de óleo usado, preferencialmente reaproveitando o material para produzir um produto novo e usável, como sabão. Aprenda na sequência:

Ingredientes e materiais necessários para fazer sabão com óleo usado

Para fazer sabão com óleo usado você precisará de um quilo de óleo de cozinha usado, 140ml de água, 135g de soda cáustica (em escamas e com concentração superior a 95%), 25ml de álcool, 25ml de vinagre, 20g de corante e 30g de aromatizantes. Separe também alguns recipientes para moldar o sabão, colher de pau, luvas de lavar louças, máscara descartável, óculos de proteção e um balde.

Modo de preparo

Equipe-se com todos os materiais de segurança e siga os seguintes passos:

– Esquente a água até que ela fique morna e acrescente a soda cáustica com cuidado;

– Mexa a solução com colher de pau até que ela dilua completamente na água. Tome cuidado com respingos e jamais utilize materiais de alumínio;

– Esquente o óleo de cozinha usado (livre de impurezas) a uma temperatura de 40°C e acrescente-o à mistura;

– Mexa tudo por 20 minutos até ficar com consistência próxima a do leite condensado;

– Acrescente o vinagre, corante e aromatizante, misturando tudo por cerca de um minuto;

– Adicione o álcool e misture por 10 minutos. Neste momento, o sabão já estará ganhando consistência;

– Separe a mistura nos recipientes que servirão de forma para o sabão e espere entre dois e três dias para que ele esteja pronto;

– É recomendável uma espera ainda maior, de 45 a 50 dias, para que o sabão seja utilizado. A medida é necessária para evitar riscos de contaminação pela soda cáustica.

Bem simples, não? Valorize atitudes sustentáveis como esta e contribua diretamente para a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida de toda a sociedade.

Veja também