jun 17

Riscos ocupacionais na saúde ambiental e sua prevenção

Os riscos ocupacionais são aqueles riscos que podem afetar a integridade física do trabalhador ou o meio ambiente próximo de onde a empresa está instalada. Essa relação fica ainda mais clara quando analisamos os impactos ambientais dos riscos ocupacionais, ou seja, como as ações industriais podem afetar a natureza e as mais variadas formas da vida.

iStock.com / CreativaImages Os riscos ocupacionais podem afetar a integridade física do trabalhador e prejudicar o meio ambiente.

Dentre os riscos ocupacionais que merecem atenção ambiental especial, destaque para o perigo de riscos químicos que podem entrar em contato com o meio ambiente, seja por conta de falhas estruturais, problemas no descarte de lixo industrial ou mesmo por má fé da empresa. A emissão de gases e vapores tóxicos (classificados como riscos ocupacionais químicos), por exemplo, podem prejudicar drasticamente o meio ambiente e causar poluição do ar.

As empresas também devem ficar atentas aos riscos biológicos, que consistem na presença de parasitas e fungos no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é fundamental observar as condições do local de trabalho, verificando contaminações e possíveis vazamentos.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um plano de ações que visa conscientizar os funcionários a respeito dos riscos ambientais presentes no local de trabalho, propondo melhorias estruturais e de desempenho como forma de prevenir que os riscos ocupacionais atinjam os trabalhadores e o meio ambiente. O PPRA é implementado por meio de um documento oficial que aponta e detalha todos os aspectos considerados de risco dentro de um ambiente profissional.

Veja também