dez 24

O que é o Rio+20?

Reprodução / Rio+20 Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em 2012, participaram líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.

Oficialmente chamada de Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), a Rio+20 foi uma reunião convocada pelas Nações Unidas, com o objetivo de discutir os problemas ambientais e criar soluções de sustentabilidade. O encontro foi realizado nos dias 17 e 18 de julho de 2012 e contou com a participação de chefes de estado de cento e noventa nações.

O tema principal da Rio+20 foi a renovação do compromisso político das nações com o desenvolvimento sustentável, ou seja, conseguir uma coesão maior sobre propostas direcionadas às mudanças climáticas e como deverão ser utilizados os recursos naturais da Terra nos próximos anos. Também foram abordados assuntos essenciais para a sociedade, como a falta de moradia em países pobres e em desenvolvimento.

Três tópicos direcionaram as discussões sobre o clima global: a economia verde em relação ao desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza e a construção de uma estrutura institucional de desenvolvimento sustentável. Além disso, a Rio+20 serviu para que os líderes realizassem um balanço sobre os principais compromissos assumidos há 20 anos, na Eco-92.

Mesmo com toda a atenção da mídia e apoio da população, a Rio+20 terminou com muitos impasses. O documento final, assinado por todos os participantes do encontro, prevê intenções de melhoria na gestão de recursos naturais e diminuição na emissão de gases poluentes. Entretanto, o mesmo texto prorroga para os próximos anos a definição de ações práticas de proteção ao meio ambiente.

Veja também