mar 26

A relação entre o ciclo de vida do plástico e a fragmentação do material

aykuterd / iStock / Getty Images Plus O ciclo de vida do plástico passa pela criação, produção, distribuição e o descarte ou fragmentação do resíduo.

Não é segredo para ninguém que o plástico não é um dos melhores amigos do meio ambiente. Muitas pessoas já têm consciência de que esse material possui bastante potencial poluidor e que seu descarte incorreto é prejudicial para o planeta. Porém, para que os problemas e transtornos causados por esse material realmente sejam minimizados, é preciso compreender todo o ciclo de vida do plástico.

É chamado de ciclo de vida do produto o caminho que um determinado produto percorre, desde a extração dos recursos necessários para sua fabricação, até o fim de sua utilidade e seu eventual descarte. Analisar este processo é a maneira com a qual muitas empresas conseguem diminuir o impacto ambiental de suas atividades, além de ter a certeza de que tudo está devidamente regulamentado.

O ciclo de vida deve ser observado pelas indústrias para que todos os processos sejam otimizados ao máximo. Se uma parte está falhando, é natural que as outras fiquem comprometidas e, no fim, o produto segue como um grande poluente.

Ciclo de vida do plástico

Criação

Antes de qualquer coisa, é preciso existir uma ideia. Não estamos falando de algo abstrato e vago, mas de um planejamento real a respeito de como determinado produto virá a existir. Isso implica na realização de uma pesquisa prévia de onde conseguir o material, como produzi-lo, como distribui-lo e tudo mais.

Produção

Com todos os aspectos já decididos no papel, é hora de ir atrás da matéria-prima necessária e começar a produção. Este passo já deve ser pensado de antemão, de forma a reduzir o impacto ambiental. Sempre que possível, o ideal é sempre preferir a utilização de materiais reciclados ou recicláveis. Além disso, é preciso otimizar a produção para que ela gaste menos energia — o que ajuda o meio ambiente e contribui para a economia da produção.

Distribuição

As logísticas de transporte, armazenamento e distribuição ao consumidor são mais alguns fatores a serem considerados. Quanto menos energia for gasta e menos poluentes surgirem desses procedimentos, melhor. Isso inclui um trabalho de parceria com os locais que entregarão o produto para o cliente em sua forma final.

Descarte

Todo produto chega ao fim de sua vida útil. Em geral, o consumidor é quem vai realizar o descarte, mas não deixa de ser responsabilidade da empresa informá-lo sobre o modo correto de fazer isso. Pelas leis brasileiras, as empresas fabricantes são obrigadas a receber seus produtos de volta para que elas sejam devidamente encaminhadas para reciclagem.

Em dois pontos desse ciclo de vida, é usado um triturador para fragmentação do plástico: na produção — quando ele é coletado do lixo comum e pode se tornar um novo produto — e no descarte, quando ele retorna à empresa. O triturador é, portanto, um equipamento importante para todo o processo. Saiba mais sobre o triturador de plástico da Fragmaq e conheça suas vantagens!

Veja também