jun 19

A relação entre arquitetura vernacular e conforto ambiental

© Depositphotos.com / Iryna_Rasko A arquitetura vernicular se caracteriza por utilizar matéria-prima encontrada e disponível na própria região.

A arquitetura vernacular transmite uma das linguagens e características arquitetônicas mais antigas que se tem conhecimento. Construídas de formas simples e rápidas, as estruturas que utilizaram as características de arquitetura vernacular representam e marcam um determinado tempo e determinada cultura de um povo ou de uma sociedade.

O que é arquitetura vernacular?

A base da chamada arquitetura vernacular é a utilização da matéria-prima encontrada na própria região. Mas essa definição ultrapassa a questão dos materiais quando também se aplica às técnicas utilizadas que são passadas de geração para geração, de acordo com a cultura do lugar.

A palavra vernacular traz o significado de nativo e indígena. Então a arquitetura vernacular se refere a esse tipo de construção própria de um local e de uma época, feita sem muitos recursos e sem programação prévia dos passos da obra.

Características da arquitetura vernacular

Por estar em união e integrada ao ambiente, a arquitetura vernacular apresenta como principal característica o fato de ser sustentável. O uso constate de materiais orgânicos durante o processo, além das soluções encontradas para amenizar os impactos ambientais, são traços desse tipo de edificação.

Esse modelo de construção se tornou referência para outros existentes atualmente, como a Arquitetura Ecológica, a Arquitetura Bioclimática e também para a chamada Construção Sustentável.

Outra característica marcante da arquitetura vernacular fica por conta da adaptação ao local. Um bom exemplo para deixar claro essa característica é a construção sobre palafita, encontrada principalmente na região norte brasileira. Elas são uma forma de adaptação da população local para poder viver sobre os rios.

Existem vários outros exemplos do uso da estrutura vernacular:

  • Casas de bambu;
  • Casas de Adobe;
  • Casas de madeira;
  • Construções com telhado de palha;
  • Casas de pau-a-pique;
  • Edificações de pedra.

Relação da arquitetura vernacular com o conforto ambiental

Espaço capaz de transmitir bem-estar e satisfação. É isso que define o conforto ambiental. Entrar nesse estado significa estar em um lugar que proporciona boas condições psicológicas, além de acústicas, visuais e ergonômicas, que ajudam na realização de qualquer atividade.

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é um exemplo claro que demonstra como a arquitetura vernacular influencia e proporciona o conforto ambiental. Lá as construções foram feitas através das próprias pedras encontradas na região. E é esse fato que torna a cidade um lugar único, onde os habitantes valorizam a história ali presente e se sentem confortáveis e felizes com as características singulares da região.

O foco da arquitetura vernacular é permitir essa melhor relação entre o homem e o espaço construído. Com o passar do tempo, as técnicas simples foram se aprimorando, e em alguns casos atingiram um alto nível de sofisticação.

Para os novos arquitetos adeptos de técnicas contemporâneas, estudar e entender os mecanismos usados para as estruturas arquitetônicas simples que utilizaram a arquitetura vernacular como base acaba sendo uma grande aula para encontrar aquilo que mais buscam nesse tempo: lições para associar o conforto com o sustentável.

Veja também