abr 28

Redescobrindo as Américas

Compartilhar ideias e ações voltadas para a preservação do meio ambiente é parte fundamental do processo de mudança. Por este motivo, o blog da Fragmaq está sempre em busca de novos projetos, iniciativas e pessoas comprometidas em fazer a diferença pelo bem donosso planeta.

Para incentivar e multiplicar cada vez mais os bons exemplos, a Fragmaq embarcou um projeto diferente. Em uma parceria com o portal Pensamento Verde e a Dinâmica Ambiental, empresa especializada em engenharia reversa, vamos trazer para você as descobertas e histórias de uma aventura inédita pelas Américas. Acompanharemos uma jornadapelos lugares mais longínquos do continentepara descobririniciativas e projetos socioambientais inovadores e pouco conhecidos.

A aventura será vivida pelo espanhol Fernando Montoya, engenheiro químico que hoje mora em São Paulo. A viagem de mais de 60 mil quilômetros pelos quatro cantos do continente será feitana companhia de sua grande e fiel parceira, Gaia, uma motocicleta big-trail.

Overlander Moto Gaia

O projeto, que recebeu o nome de América em Verde, é fruto de um antigo sonho do engenheiro: percorrer a América sobre duas rodas. Para realizá-lo, Fernando resolveu dar um propósito maior e transformar a aventura em uma jornada de conhecimento e grandes descobertas para o desenvolvimento sustentável.

Com este objetivo definido, o engenheiro conseguiu conciliar sua paixão pela natureza e o prazer de viajar pelo mundo em uma moto para contribuir com a preservação do planeta. Com experiência em projetos sustentáveis, Fernando sempre esteve preocupado em desenvolver ações com este fim. “Desde estudante tive muito claro que temos a obrigação de deixar um mundo melhor do que aquele que encontramos ao nascer”, conta.

Ele acredita que o projeto trará importantes descobertas e novos conhecimentos sobre formas sustentáveis de resolver antigos problemas. “Espero que esse projeto sirva para documentar e divulgar o trabalho daqueles homens e mulheres que preferem desenvolver suas comunidades de um modo respeitoso com a natureza”, explica o engenheiro.

Arquivo Pessoal Trajetória América Verde

Energia renovável em foco

O América em Verde tem como objetivo principal conhecer projetos e soluções criativas para a geração de energia limpa e renovável. As experiências serão colhidas em pequenas comunidades ao longo do continente. “Para que uma comunidade possa se desenvolver, ela precisa de 2 coisas básicas: energia e água. Através deste projeto vamos conhecer de primeira mão como as pequenas comunidades geram e consomem energia”, explica o engenheiro.

Aqui no blog da Fragmaq, sempre falamos sobre a importância da energia renovável. O uso destas fontes é fundamental para a preservação dos recursos e redução dos efeitos nocivos da utilização de combustíveis fósseis. Problemas como o aquecimento global e outros fenômenos climáticos severos estão relacionados à emissão de poluentes de fontes como o carvão, o petróleo e suas matrizes energéticas.

No cenário mundial,a Europa tem sido líder no apoio e desenvolvimentos das fontes renováveis. No Brasil, os investimentos na área também têm crescido. De acordo com dados do Balanço Energético Nacional de 2013, do Ministério de Minas e Energia, cerca de 85% da eletricidade produzida no país vem de usinas hidrelétricas, biomassa, energia eólica e solar. No entanto, a energia hidrelétrica ainda corresponde a maior parte da matriz energética, chegando a quase 77%.

O desenvolvimento de fontes alternativas, limpas e renováveis ainda é um desafio para os países, mas as previsões são otimistas. De acordo com pesquisas, a geração de energia por hidrelétricas, vento, sol e outras fontes renováveis vai crescer 40% nos próximos cinco anos. Grande parte deste crescimento será puxado por países emergentes como a China e o Brasil.

© Depositphotos.com/taraki Receptor de energia solar

Por este motivo, o projeto América em Verde pretende trazer em primeira mão ideias e projetos até então desconhecidos que poderão contribuir com a expansão das fontes alternativas na geração de energia. Além disso, o contato com pequenas comunidades e diferentes culturas promoverá a valorização do uso consciente dos recursos do planeta.

A jornada terá início no dia 23 de abril. A partida será pela Serra da Serpente, em Apiaí. Depois, seguirá para Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participará da Feira Internacional do Meio Ambiente (FIEMA), que acontece nos dias 22 a 25 de abril. Aqui no Blog da Fragmaq você poderá acompanhar todos os detalhes desta incrível viagem pelas Américas.

Para saber das novidades ou enviar mensagens e perguntas, acesse:

Facebook:https://www.facebook.com/overlander.com.br

Twitter: https://twitter.com/overlanderbr

Google+: https://plus.google.com/u/0/101512604609361933922

Site: http://www.overlander.com.br

Veja também