abr 29

Como reciclar borracha EVA?

A espuma vinílica acetinada, também conhecida por borracha EVA, é um material extremamente elástico e que pode ser sinterizado para formar um material poroso semelhante à borracha comum, no entanto, com uma excelente resistência. É três vezes tão flexível como polietileno de baixa densidade (LDPE), que mostra o alongamento à ruptura de 750%, com um pico de temperatura de fusão de 96 ° C.

Este material tem boas propriedades de barreira, baixa temperatura, resistência, propriedades impermeáveis adesivas termofusíveis e resistência à radiação ultravioleta. A borracha EVA tem pouco ou nenhum odor e é competitiva com outros produtos de borracha, porém não encontramos com facilidade centros de reciclagem que atuam com este tipo de material em questão.

Pideg Material possui excelente resistência

Por incrível que possa parecer, atualmente, quando o EVA passa pelo processo de reciclagem tradicional, esse material acaba sendo destruído. E justamente por conta disso, os fabricantes de calçados (maiores consumidores do país) são obrigados a enterrar ou mesmo queimar sua sobras.

O assunto em questão ainda não é largamente debatido, mas uma das soluções propostas é a desvulcanização, que nada mais é do que a reciclagem química que permite o derretimento, mas não permite que se danifique. Aproveitar as sobras e criar peças de artesanato é boa dica para quem gosta de arte e faz questão de ser amigo da natureza.

Principais vantagens da borracha Eva:

– suave e extremamente elástica;

– competitiva com vinil em várias aplicações elétricas;

– boa clareza e brilho;

– pouco ou nenhum odor.

Não podemos negar que ainda sabe-se pouco sobre o assunto, já que são poucas as empresas que se preocupam em reaproveitar esse tipo de material. Usado em larga escala em colégios e no setor calçadista, apesar de maleável, a borracha EVA não resiste a todo tipo de processo de reciclagem.

Veja também