Como é feita a reciclagem de radiografias?

Publicado em 4 de junho de 2012 Comentários

O melhor caminho para o descarte correto sem a degradação do meio ambiente é a reciclagem. As chapas de Raios-X possuem metais pesados, podendo prejudicar a saúde, portanto, não devem ser jogadas no lixo comum.

reciclagem de radiografias Caso a radiografia seja incinerada de forma incorreta, os metais contidos nela podem oferecer um grande risco ao meio ambiente.

Mas o que ninguém quase sabe é que as chapas de Raios-X contêm um metal bem valioso a prata. Este metal fica espalhado sobre uma camada de película fina e produz a imagem da radiografia.

Descarte correto e reciclagem

Já que as radiografias não podem ir parar no lixo comum, a melhor alternativa é o descarte em postos de reciclagem. Lá, as chapas são separadas e classificadas por tipo e pelo seguinte processo de reciclagem:

  • A radiografia passa por uma solução de tratamento com uma solução a base de hipoclorito de sódio 2,0% (água sanitária) sendo gerado: Um resíduo sólido que contém a prata contendo vários compostos químicos; Películas radiográficas limpas;
  • Em seguida, o resíduo é tratado com hidróxido de sódio e aquecido em água por 15 minutos, nesta fase é obtido o óxido de prata misturado a impurezas;
  • Depois, faze-se o aquecimento do óxido de prata em uma solução de sacarose por 60 minutos, neste processo é obtida a prata impura e sem brilho;
  • Finalmente é feito o aquecimento da prata a 1.000ºC numa espécie de estufa e assim obtém-se a prata limpa e com brilho para ser usada na fabricação de vários produtos.

Depois de passar por todo esse processo é retirado das placas os plásticos que podem ser reciclados.

Produtos Relacionados

Comentários

  1. esdras neves duarte disse:

    Mais importante do que explicar os métodos de reciclagem e o resultado é divulgar endereços dos postos de coletas. É muito difícil. Procuro um posto de coleta de chapas de raio x na zona norte. Também postos de coleta de embalagens tetra pack e isopor. Como é difícil!

    1. Fragmaq disse:

      Olá Esdras,

      existem sites que só reúnem postos de coleta de materiais para reciclagem. Um deles é o eCycle, tente fazer sua procura digitando seu CEP e obtenha seus resultados mais próximos. Esperamos que tenha que ajudado e continue acompanhando nosso blog! Abraços.

  2. Patricia Justino disse:

    Eu estava pesquisando sobre a reciclagem de radiografias e vi o nome desta empresa. Gostaria de saber se é possivel agendar uma visita no local. Somos estudantes de radiologia e estamos fazendo um trabalho para uma mostra cultural na escola. É um assunto muito interessante porque muita gente não sabe o que fazer com esses filmes e acabam fazendo o descarte de maneira inadequada. Fico esperando rsposta e agradeço desde já.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Patrícia,
      infelizmente a Fragmaq não é uma empresa de reciclagem. Comercializamos produtos e maquinários como trituradores, fragmentadores e prensas, e não o serviço de reciclagem. Nosso blog incentiva e dá algumas informações sobre reciclagem. Aconselhamos que faça uma procura por postos de reciclagem, se preferir entre no site eCycle e faça uma buca. Obrigado e continue nos acompanhando. Abraços.

    2. reycicla disse:

      Caso for minha empresa pode sim. De onde você é?

  3. Marcelo Ferreira disse:

    Boa tarde caro amigos, gostaria de saber se vocês vendem essas chapas de raio-x limpas e o preço.
    Grato.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Marcelo!
      Infelizmente não trabalhamos nesse segmento. Vendemos apenas produtos maquinários como trituradores, fragmentadores e prensas.
      Obrigado pelo contato e continue nos acompanhando! Abraços.

    2. reycicla disse:

      Vendo a 3 centavos a chapa ou 4 reais o quilo:
      reycicla@hotmail.com
      reycicla.blogspot.com.br

  4. reycicla disse:

    Reciclagem é um passo para o futuro! Quer reciclar radiografia de raio x , fixador, revelador e fotolito? contato reycicla@hotmail.com ou (79) 88122522 ou 98297282.

  5. Janiele disse:

    Para o filme digital, vocês também fazem a reciclagem? Como funciona esse processo na sua empresa e se existe algum perigo no digital no meio ambiante? Fico no aguardo.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Janiele,
      A Fragmaq não é uma empresa de reciclagem de materiais, vendemos produtos como trituradores, fragmentadores e prensas. Você pode entrar no site http://www.ecycle.com.br/ e, colocando o seu CEP, descobrir onde existem postos de reciclagem de diversos tipos de materiais mais próximos à sua residência. Lembrando que os filmes de raio-x não podem ser jogados em lixo comum porque podem contaminar o solo. A melhor alternativa é juntar uma quantidade de filmes separadamente e levar até um posto de reciclagem adequado. Esperamos que isso a ajude. Obrigado e continue acompanhando nosso blog. Abraços.

  6. Serafim Joao disse:

    Agradeceria que me dessem algumas dicas de metódos caseiros, simples e baratos pra reaproveitar a prata das radiografias.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Serafim!

      Fizemos uma vasta procura, mas não achamos nenhum método caseiro de se fazer a reciclagem de raio-x. Como é necessário utilizar alguns produtos químicos, o mais indicado mesmo é enviar para alguma empresa ou cooperativa que faça este trabalho.

      Abs.

  7. Fernanda disse:

    Olá!

    Sou estudante de química e o meu trabalho de conclusão de curso é exatamente sobre a recuperação da prata presente em chapas radiográficas. Estamos desenvolvendo uma nova metodologia para purificação da prata, sem o uso da mufla. Ainda não chegamos no final do processo para quantificar a prata recuperada. Vocês saberiam informar do total do filme da chapa, qual seria a porcentagem aproximada da prata presente? (Por exemplo: após a lavagem de 2m² de chapa, aproximadamente 5% do resíduo líquido resultante é prata e 95% impurezas)

    1. Fragmaq disse:

      Olá Fernanda!!

      Infelizmente, nós da Fragmaq, não temos a resposta para esta pergunta, pois se trata de algo mais específico, que necessitaríamos questionar um químico ou alguém especializado na área. Os textos do blog são escritos por jornalistas e não achamos uma resposta para o seu questionamento. Sabemos apenas que neste processo de reciclagem do raio-x, é possível retirar 2 gramas de prata quase 99% pura.

      Espero que tenhamos ajudado.
      Abs.

    2. Anderson disse:

      Saudações Fernanda.

      Não sei se já concluiu seu trabalho, mas acho que minha experiência pode lhe ser útil, cada quilo de chapas radiológicas contem de 4 a 7 gramas de prata. Fiquei curioso em saber sobre seu método de metalização do metal. Entre em contato.

    3. Fragmaq disse:

      Bom dia Anderson!

      Muito obrigado por ajudar a Fernanda neste questionamento!

      Abs.

  8. Lucas disse:

    Quais sao esses outros residuos gerados depois da soluçao de hipoclorito? da pra separa-los da prata e reciclar? ou so da pra obter a prata no fim do processo, depois de calcinar?

    1. Fragmaq disse:

      Olá Lucas!!

      Depois de todo o processo para retirar a prata limpa dos raios-x também sobra material plástico que pode ser reciclado, dando origem a embalagens e outros produtos. Já a prata é utilizada para fazer joias, por exemplo.

      Nesta matéria da Fragmaq explica melhor este processo de retirada da prata limpa do raio-x.

  9. Samy disse:

    Ola!
    Ja que a prata é um metal pesado, existe algum cuidado ou material de proteção para fazer a reciclagem em casa? Como e onde guardar a prata ate ser vendida?
    Obrigada

    1. Fragmaq disse:

      Olá Samy!

      Segundo nossas pesquisas, geralmente esta reciclagem de prata é realizada por indústrias especializadas. Não encontramos nenhum registro de como fazer este processo em casa, a prata é retirada de aparelhos eletrônicos e raios-x também.

      Abs.

  10. Gabriel disse:

    Olá, venho buscando informações sobre o processo de recuperação de prata em chapas de raio-x.
    O que é necessário para que eu faça esse processo? Maquinário, lugar? Enfim, informações de como fazer a recuperação da prata.

    Att,

    Gabriel.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Gabriel,

      Você pode adquirir maquinário para a recuperação da prata através do site http://www.dutrafer.com.br.

      Confira também a resposta que encaminhamos nesse post para o Octavio, que mostra uma alternativa simples e caseira desta técnica.

      Abraços!

  11. Luis disse:

    Olá, trabalho em uma empresa de Vigia, onde os coletes de balistica são de chapas de raio x , usamos 12hs , esse material nesse tempo junto ao corpo é prejudicial, cancerigino?

    1. Fragmaq disse:

      Olá Luis,

      Os elementos radioativos, quando bem manipulados, podem ser úteis para os seres humanos. Os efeitos da exposição à radioatividade dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. No seu caso, procure o fabricante do colete para esclarecer algumas questões. Primeiro verifique se a chapa utilizada na produção teve origem em uma recicladora legalizada e se passou por um tratamento adequado para eliminar os elementos tóxicos acoplados na impressão do raio-x.
      Abraços!

  12. cleide moema dos santos disse:

    tenho muitos raios x para descartar, onde posso entregar estou no Rio de Janeiro.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Cleide,
      Parabéns pela iniciativa sustentável! Para o descarte correto das chapas de Raio-X, acesse o site e-cycle, digite seu CEP, depois clique em “Tipo de Material” e selecione a opção “Diversos”. Em seguida selecione o item “Chapas de Raio-X” e finalize a busca clicando em “Buscar Pontos”.
      Abraços!

  13. Octavio disse:

    Valeu pelo passo a passo, mas se for possivel poderia ma passar os valores das quimicas empregadas, tipo assim.5 litros pra 1kg de radiografia e assim por diante.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Octavio,

      Para a recuperação da prata de radiografias, recorte chapas de raio-X em pequenos pedaços, preenchendo uma área total de 2,5 m2. Coloque os pedaços em uma solução de alvejante comercial à base de hipoclorito (água sanitária), diluída em água numa proporção aproximada de 3:2, isto é, três partes de água sanitária para duas de água.

Topo Voltar