nov 28

Reciclagem de pneus e borracha

flickr.com / Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian A reciclagem de pneus e borracha é de grande contribuição para o meio ambiente.

Em 1845, Charles Goodyear inventou o pneu. Inicialmente, a borracha utilizada era uma espécie de goma “grudenta”, usada principalmente para impermeabilizar tecidos e com sério risco de dissolução quando exposta a temperaturas elevadas. De lá pra cá, com a necessidade de segurança e qualidade, o desenvolvimento do pneu como um artefato seguro e confiável passou por diversas modificações, incluindo a invenção de uma espécie diferente de borracha: a borracha sintética.

Em seu estado natural, a borracha provém da seiva de seringueira (árvore originalmente nativa da Amazônia). Já a borracha sintética é feita a partir do petróleo, com características muito semelhantes à borracha natural, exceto pela resistência inferior ao calor. No Brasil, de toda a borracha fabricada, 70% é destinada exclusivamente para a produção de pneus. Os outros 30% são destinados a produção de insumos, como: calçados, instrumentos cirúrgicos, preservativos etc.

Processo de reciclagem

O pneu é o principal objeto descartado a partir da borracha. Composto por 30% de borracha sintética, 10% de borracha natural e os outros 60% de aço e tecidos de lona, o pneu é um fenômeno se considerarmos seus números: 2 milhões de pneus novos são fabricados todos os dias, somando 730 milhões de pneus fabricados ao ano no mundo todo. Já o descarte é também impressionante, são 800 milhões de pneus descartados anualmente pelo mundo, sendo que, só no Brasil são descartados 17 milhões de pneus anualmente.

Com base nesses números, a reciclagem de pneus e borracha torna-se primordial, além da eficiente contribuição para o meio ambiente, visto que não se sabe exatamente quanto tempo os pneus demoram para se decompor. No caso dos pneus, dentre os muitos métodos de reciclagem, destaca-se a separação da borracha dos demais itens por meio de cortes, em seguida o processo de purificação em peneiras é feito. As lascas são então moídas e colocadas em processo de digestão em vapor d’ água, juntamente com produtos químicos capazes de desvulcanizar a borracha.

Se comparadas à borracha original, a borracha reciclada apresenta características inferiores, servindo para coberturas de áreas de lazer, quadras poliesportivas, tapetes de automóveis, colas, câmaras de ar, solados de calçados, matérias de limpeza, móveis, dentre outros.

É importante lembrar que o pneu também pode ser recauchutado, processo no qual são adicionadas novas camadas de borracha no pneu já “careca”. Esse processo é extremamente benéfico e econômico, pois estende a vida útil do pneu em 40% e economiza 80% de energia. Outra função importante dado ao pneu velho é sua utilização como geração de energia no lugar do carvão.

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