nov 20

Reciclagem de móveis: o lixo pode se transformar em luxo

flickr.com / Associated Fabrication Além de sustentável, a reciclagem de móveis é uma alternativa criativa e rentável.

Uma boa alternativa para renovar a decoração da casa sempre foi dar nova cara aos móveis antigos. Além de personalizar o ambiente, a reciclagem de móveis é muito sustentável, pois as peças não são descartadas como entulho no meio ambiente, degradando a natureza.

Muito utilizados como matéria-prima para o artesanato, com algumas técnicas simples transformamos peças antigas em peças exclusivas. Basta um pouco de imaginação, um tecido com um bom padrão de cores, ou uma tintura alegre para dar uma atmosfera de charme e estilo ao ambiente. Separamos aqui algumas dicas criativas e bem econômicas.

Em primeiro lugar, duas dicas para renovar armarinhos antigos de madeira. Você pode tirar o acabamento já velho com álcool etílico e lã de aço. Em seguida, remova os puxadores e aplique uma primeira mão de tinta da cor que você desejar. Depois que a tinta secar, lixe a peça com uma lixa de baixo grau e dê uma segunda mão de tinta.

Com isso você tem uma boa base para o revestimento final. Aplique uma pintura de acabamento acetinado à base de água, deixe secar, lixe novamente, e dê mais uma demão de tinta. Após alguns dias, com a tinta bem seca, se quiser você pode aplicar um vinil, que dá um efeito bonito e sutil.

A segunda dica para seu armarinho antigo é bem mais simples de ser realizada: utilizar papel contact. Você pode escolher uma estampa moderna, ou cores lisas, aí vale a criatividade. Então é só recortar nas proporções certas e dar uma nova cara ao móvel.

Por último, cadeiras e poltronas antigas quando revestidas novamente podem ficar muito interessantes. Nesse caso deve-se levar a uma empresa especializada. Mas mesmo assim o resultado da restauração é muito mais econômico do que comprar novos móveis, e muito mais válido para o meio ambiente.

Veja também