nov 16

Reciclagem de metal

flickr.com / Photochiel A reciclagem do metal economiza até 40% da energia utilizada na produção primária deste material.

Já na pré-história, o homem aprendeu a manipular um tipo de metal: o cobre. Desde então, ferramentas e armas, antes desenvolvidas a partir de pedra e ossos, passaram a serem produzidas a partir do metal. De lá pra cá, o metal foi incorporado em nossa cultura e dia a dia, tornando-se símbolo de resistência e durabilidade.

De uma maneira geral, os metais são considerados 100% recicláveis e diferentemente do papel, podem ser reutilizados infinitas vezes. No Brasil, 100% das latinhas de alumínio são recicladas, o que confere ao nosso país o título de maior reciclador desse tipo de produto em todo o mundo.

Os metais são encontrados em muitos lugares à nossa volta, por exemplo: em panelas e talheres, latinhas de refrigerante, nos automóveis e também em nosso dinheiro. Essa grande aplicabilidade se deve às suas características: sólido, opaco (não permite a passagem de luz) e um bom condutor de eletricidade e calor, além de possuir um brilho especial chamado de “metálico”.

Ao ser aquecido, é extremamente maleável, pois pode ser moldado em várias formas, desde fios até chapas e barras. Quando encontrados misturados no solo e nas rochas, os metais são chamados de minérios.

Dentro os muitos tipos de metais que conhecemos, os mais utilizados são o ferro, cobre, estanho, chumbo, prata e ouro. Há ainda, por exemplo, o mercúrio (líquido) e o sódio (leve). Essa grande variedade de metais é dividida em dois grandes grupos: ferrosos (composto por ferros) e os não-ferrosos.

A reciclagem de metal

De grande benefício econômico e ecológico, a reciclagem desse material evita as enormes despesas da fase de redução de minério a metal, pois essa fase envolve um consumo alto de energia, além do transporte de grandes quantidades de minérios e das caras instalações e infraestrutura para a produção em grande escala.

O processo de reciclagem consiste basicamente na coleta, separação por tipo, separação de impurezas, compactação, fundição e conformação. Sua importância se dá na eficiência do processo. Reciclando metais se economiza até 40% da energia utilizada na produção primária do metal.

Veja também