maio 30

Reciclagem de madeira: como reciclar caixotes?

flickr.com / Ana Pinta Para evitar o descarte, a madeira pode ser reaproveitada de diversas formas.

Como reaproveitar os restos de madeira que não usamos mais? A solução é a reciclagem de madeira, onde podemos salvar grandes quantidades de recursos naturais com o processo de reutilização de materiais reciclados.

Ela pode ser usada de diversas maneiras, como por exemplo, a lascas de madeira junto com a serragem moída podem ser transformadas em fertilizantes, os dois materiais são ricos em carbono ideal na produção deste composto.

Outra opção na reutilização da madeira é seu reaproveitamento na fabricação de objetos como caixas, ou brinquedos, além de restauração de moveis antigos estendendo assim a sua vida dando tratamento adequado.

Como reciclar caixotes de madeira?

Usando um pouco de criatividade e simplicidade, velhas caixas de madeira (mesmo caixotes de feira) podem montar praticamente uma casa inteira. Elas podem ser utilizadas na transformação de caixas de livros, DVDs, até em armários, sofás, camas entre outros.

Reciclagem de madeira na construção civil

O entulho gerado das sobras utilizadas em uma obra nem sempre é reaproveitado como se deve, é o caso da madeira, que pode ser reutilizadas em acabamentos arquitetônicos, pisos entre outros.

Descarte de madeira

Para que madeira seja reciclada cabe aos órgãos responsáveis, governo e empresas além da população se conscientizem que o entulho gerado não seja levado para aterros sanitários e sim seja aproveitado da melhor forma possível. Já vimos que a madeira pode ser reaproveitada de varias formas basta que seja reciclada de forma correta por todos.

Veja também