jun 01

Reciclagem de isopor

flickr.com / comofaz O isopor reciclado volta a ser matéria-prima que poderá ser utilizada na fabricação de embalagens.

Você sabia que o isopor é 100% reciclável?

O poliestireno (EPS), ou popularmente conhecido como isopor é sim reciclável e está presente em nossas vidas de diversas formas, seja, nas embalagens de supermercado, padarias e até embalagens de proteção de peças para construção. Feita a partir de um derivado de petróleo essa espuma possui 97% de gases. Inodoro, reciclável e não poluente, o isopor se popularizou no mundo todo e possui inúmeras serventias.

Uma pesquisa realizada por uma empresa de embalagens apontou que cerca de 7% dos brasileiros sabem que o isopor é totalmente reciclável. Como conseqüência disso, o material acaba sendo descartado no lixo comum. E segue para os aterros e lixões de todo país.

Processo de reciclagem

  1. O isopor é recolhido, separado e encaminhado para cooperativas de reciclagem;
  2. Depois de limpo e segregado, passa por uma máquina que retira os gases contidos em seu interior. Depois o material é formado em fardos compactos, que seguem para a recicladora;
  3. Chegando ao local de reciclagem, os EPS, passam pelo processo de trituração, são derretidos e granulados, voltando assim a ser matéria prima que poderá ser utilizada na fabricação de diversos produtos e embalagens.

Veja também