Reciclagem de copos descartáveis: ajude a natureza!

Publicado em 26 de outubro de 2012 | Comentários

Por conta da sua praticidade, os copos descartáveis são utilizados em vários lugares, como em consultórios médicos, no ambiente de trabalho e até mesmo em casa quando você quer dar uma festa sem precisar lavar os copos depois ou ter o prejuízo de juntar os cacos de vidro. Mas muita gente ainda não tem a consciência de que os copos de plástico são um grande poluidor da natureza.

Flickr.com/larskflem A redução do uso de copos descartáveis é uma atitude simples que traz benefícios à natureza.

A decomposição deste tipo de material pode levar cerca de 100 anos, enquanto isso ele polui os rios e mares, podendo matar os animais marinhos. Além disso, a fabricação desse produto emite CO2 e outros gases que afetam o meio ambiente.

Um dos locais em que mais se utiliza o copo descartável de maneira descontrolada é no ambiente de trabalho. Durante o dia, algumas pessoas usam mais de um copo para beber água ou tomar café, o que gera uma produção de resíduos desnecessária, o que piora se a empresa não faz a separa destes materiais de plástico do lixo comum. Por isso, tenha consciência e deixe uma garrafa de água em sua mesa e tenha uma xícara para tomar seu café da tarde sem agredir a natureza.

Uma alternativa sustentável!

Uma alternativa sustentável para substituir os copos de plástico surgiu há mais de 12 anos, mas a ideia só foi importada para o Brasil em 2010, quando a empresa Ecopos começou a fabricar os copos ecológicos.

Essa tecnologia é feita de papel, com um revestimento bem fino de plástico, que não afeta a natureza quando descartado, além do seu tempo de decomposição ser bem menor do que o outro material, apenas 18 meses.

Os copos ecológicos parecem um envelope e têm apenas nove centímetros de altura e seis de comprimento, com a capacidade de armazenar 65 mililitros de água ou líquidos frios, já que a fina espessura do copo pode queimar a mão de quem estiver bebendo café ou outro líquido quente.

Além de ser uma alternativa sustentável para o meio ambiente, os copos ecológicos fazem bem para o bolso, já que custam por volta de R$ 52,00 a caixa com quatro mil unidades.

Que tal dar esta dica valiosa para a sua empresa ajudar a preservar o meio ambiente?

Produtos Relacionados

Comentários

  1. jjaya disse:

    que legalllllllllllllllllllllll

  2. Trabalho em um local onde há muito consumo de copo plástico. Gostaria de ter uma alternativa para trabalhar com este material… na porte artesanal ou sustentável.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Marcela,

      a melhor maneira é ter aqueles lixos próprios para descarte de copos plásticos. Com ele fica melhor para recolher esse material para fazer seu melhor armazenamento. Você pode escolher levá-los até uma empresa de reciclagem ou tentar reutilizá-los. Eles podem ser lavados e reutilizados perfeitamente. Na área artesanal, por si só, não há muito o que ser feito com copos plásticos. Eles podem ser utilizados como acabamentos de luminárias, por exemplo, ou serem colocados em algum tipo de enfeite. Eles podem servir de base para confecção de bonecos, e vocÊ também pode desenhar sobre eles. Veja aqui algumas fotos de inspiração. Continue acompanhando nosso blog. Abraços.

  3. Muito boa a matéria sobre copos descartável!

  4. ROZANE disse:

    É FANTÁSTICO O MAQUINÁRIO QUE PRODUZEM É UM PULO PARA A IMPLANTAÇÃO DE INDUSTRIAS DE RECICLAGEM NO BRASIL, ME ADICIONE, GOSTARIA MUITO DE RECEBER PUBLICAÇÕES DESTE BLOG EM MEU BLOG. ACREDITO ATÉ MESMO EM PARCERIAS EM UM FUTURO PRÓXIMO

  5. maria da graça simonetti disse:

    Eu trabalho com alimentação, e uso somente produtos descartáveis e a cada embalagem que utilizo,tenho grande preocupação com o seu destino, por isso para tentar compensar separo e eu mesma entrego na recicladora o meu lixo descartável. Sei que é pouco, mas estou sempre buscando alternativas.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Maria!!

      Parabéns pela sua atitude! A Fragmaq apoia iniciativas como esta e espera que mais pessoas sigam o seu exemplo.

  6. BOA NOITE ! GOSTARIA DE RECEBER POSTAGENS RELACIONADAS A: SUSTENTABILIDADE, RECICLAGEM,ETC. SOU ENG, AMBIENTAL EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SE POSSÍVEL MATERIAL COM FOTOS. AGRADEÇO PELA VOSSA ATENÇÃO.

    1. Fragmaq disse:

      Olá Carlos!!

      Todas as matérias do nosso blog tem como tema principal a sustentabilidade, então você encontrará várias matérias sobre o assunto. O Blog Fragmaq também é dividido em categorias e uma delas é “Dica de Reciclagem“, onde você encontrará tudo sobre reciclagem e como reutilizar estes materiais, além disso, temos as categorias “Reciclagem de Resíduos Líquidos” e “Reciclagem de Resíduos Sólidos“.

      Continue lendo as matérias do nosso site!

Topo Voltar