out 26

Reciclagem de copos descartáveis: ajude a natureza!

Por conta da sua praticidade, os copos descartáveis são utilizados em vários lugares, como em consultórios médicos, no ambiente de trabalho e até mesmo em casa quando você quer dar uma festa sem precisar lavar os copos depois ou ter o prejuízo de juntar os cacos de vidro. Mas muita gente ainda não tem a consciência de que os copos de plástico são um grande poluidor da natureza.

Flickr.com/larskflem A redução do uso de copos descartáveis é uma atitude simples que traz benefícios à natureza.

A decomposição deste tipo de material pode levar cerca de 100 anos, enquanto isso ele polui os rios e mares, podendo matar os animais marinhos. Além disso, a fabricação desse produto emite CO2 e outros gases que afetam o meio ambiente.

Um dos locais em que mais se utiliza o copo descartável de maneira descontrolada é no ambiente de trabalho. Durante o dia, algumas pessoas usam mais de um copo para beber água ou tomar café, o que gera uma produção de resíduos desnecessária, o que piora se a empresa não faz a separa destes materiais de plástico do lixo comum. Por isso, tenha consciência e deixe uma garrafa de água em sua mesa e tenha uma xícara para tomar seu café da tarde sem agredir a natureza.

Uma alternativa sustentável!

Uma alternativa sustentável para substituir os copos de plástico surgiu há mais de 12 anos, mas a ideia só foi importada para o Brasil em 2010, quando a empresa Ecopos começou a fabricar os copos ecológicos.

Essa tecnologia é feita de papel, com um revestimento bem fino de plástico, que não afeta a natureza quando descartado, além do seu tempo de decomposição ser bem menor do que o outro material, apenas 18 meses.

Os copos ecológicos parecem um envelope e têm apenas nove centímetros de altura e seis de comprimento, com a capacidade de armazenar 65 mililitros de água ou líquidos frios, já que a fina espessura do copo pode queimar a mão de quem estiver bebendo café ou outro líquido quente.

Além de ser uma alternativa sustentável para o meio ambiente, os copos ecológicos fazem bem para o bolso, já que custam por volta de R$ 52,00 a caixa com quatro mil unidades.

Que tal dar esta dica valiosa para a sua empresa ajudar a preservar o meio ambiente?

Veja também