maio 22

Como reciclar CDs, disco de vinil e fitas cassetes

flickr.com / grytr CDs e outras mídias devem ser encaminhados a centros específicos de coleta.

Com o avanço da tecnologia, aonde chegamos à geração do download, no qual um simples HD externo consegue eliminar toda aquela pilha de fitas VHS, CDs, DVDs e disco de vinil que já aposentamos faz um bom tempo.

Quase todo mundo possui uma pilha dessas antiguidades em casa, algo que se torna uma novela quando se trata em organizar e descartar todo esse material. Este artigo trará algumas dicas de reciclagem e como descartar corretamente fitas cassete, CDs, VHS e disco de vinil, contribuindo com a organização da sua casa eliminando o que não se usa mais e ajudando a não poluir o meio ambiente.

Colocar no lixo comum, não!

Tanto as fitas de vídeo, quanto as de áudio, são basicamente feitas de caixinhas de plásticos constituídas por PVC rígido ou polipropileno podendo ser facilmente reciclada. Elas ainda possuem parafusos, rótulos de papel e fita preta. Já a fita preta tem que ser incinerada por conter alta concentração de metal, cromo e óxido de ferro componente nocivo ao meio ambiente.

Os CDs e os discos de vinil não possuem substâncias químicas que prejudicam a natureza, mas em compensação o descarte irregular, pode causa o acumulo desses materiais para o meio ambiente, isto porque o plástico utilizado na fabricação do CD, DVD e do disco leva cerca de 450 anos para se decompor.

Então o que fazer?

O jeito é reciclar, mandando estes materiais para lugares que fazem toda coleta. Um bom exemplo é o CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática) lá é feito todo processo de triagem de todo equipamento enviado.

Enquanto a Política Nacional de Resíduos Sólidos que esta em vigor desde o final de 2010, não define diretrizes sobre os efeitos da destinação de lixo gerado no país, o jeito é usar e abusar da criatividade e montando um vaso como mostrado nas imagens abaixo.

Veja também