maio 18

Reciclagem de caixas de leite

flickr.com / photographerpandora As embalagens de leite são altamente recicláveis, porém seu processo não é tão simples.

Entre todo lixo consumido apenas uma em cada quatro caixas de leite é reciclada em todo país, o restante vai parar em aterros sanitários, um desperdício para o meio ambiente. As embalagens chamadas longa vida são altamente recicláveis mais seu processo não é tão simples assim. Isso porque as caixinhas Tetra Pak são compostas por seis camadas intercaladas com um tipo de plástico chamado polietileno, alumínio e fibra de celulose o papel.

Como reciclar caixa de leite: passo a passo

Para que a reciclagem da caixa de leite ocorra, as embalagens são levadas para um super liquidificador, onde são misturados com água, passados 30 minutos desse processo o plástico e o alumínio se desprendem e são separados, o papel segue para um processamento de bobinas, secagem, e tingi mento, deormado em um rolo gigante de papel cartão que pode ser utilizado na fabricação de caixinhas de curativos.

O plástico e o alumínio que sobram da caixinha de leite podem ser transformados e usados na fabricação de telhas, e é principalmente indicado no revestimento de galpões industriais.

A reciclagem é uma das maneiras de resolver os problemas não só das caixinhas e latas de leite, mas de todo o lixo no geral. Ela é apenas parte de um processo integrado na redução de resíduos sólidos despejados no meio ambiente.

Veja também