out 22

Reciclagem de aço: potencial econômico para o Brasil

Você sabia que o aço é um dos materiais de maior índice de reciclagem do mundo? Pode não parecer, mas a sucata deste produto pode ser reutilizada infinitas vezes sem perder a sua propriedade, depois sendo utilizada por montadoras e indústrias.

Freeimages.com/G_FORDHAM A sucata do aço pode ser reutilizada infinitas vezes sem perder a sua propriedade.

Esta matéria prima é reciclada desde a antiguidade, os soldados romanos recolhiam espadas, facas e escudos que encontravam nas trincheiras e as enviavam para a fabricação de novas armas para utilizar nas batalhas travadas naquela época. Há quem afirme que a lata foi inventada pelo Napoleão Bonaparte, com o objetivo de conservar o alimento que os seus soldados levavam durante as guerras.

O Brasil ainda precisa evoluir quando a questão é reciclar materiais feitos de aço, alguns países como a Bélgica e a Suíça reutilizam mais de 97% desta matéria-prima. Atualmente a população brasileira consome cerca de um milhão de toneladas de latas de aço por ano, sendo 4 kg por habitante, se em cinco anos o país aumentar o índice de reciclagem deste material, as indústrias siderúrgicas irão economizar cerca de US$ 100 milhões em minério de ferro por ano.

O processo de reciclagem do aço demora apenas um dia depois que os materiais chegam às aciarias em condições de serem recicladas, ou seja, enquanto a matéria prima ainda não entrou em decomposição. Depois as novas chapas de aço poderão ser utilizadas para fazer novos automóveis, ferramentas, vigas para a construção civil, vergalhões, entre outros.

Além de ser bom para a economia do país, já que diminui os gastos com minério de ferro, a reciclagem de aço também contribui com a diminuição do impacto ambiental em cerca de 40%, já que ao serem reciclados eles deixam de contaminar a natureza e ajudam a diminuir a produção de CO2 em até 6,4%.

Veja também