set 17

Descarte de pneus

Certamente, você já viu fotos de carruagens e carroças antigas com rodas de ferro e madeira. Por mais pré-históricas que pareçam, essas rodas fazem parte da história do homem e só
pararam de ser utilizadas com o surgimento dos pneus de borracha.

Flickr.com/Neoniz Anualmente, cerca de 800 milhões de pneus são descartados no mundo todo.

Os pneus foram inventados por Charles Goodyear por acidente. Ele descobriu o pneu ao deixar cair em um fogão, uma mistura de borracha com enxofre.

Mal sabia que sua invenção iria modificar por completo o mundo. Afinal, além de sua resistência bem maior do que de ferro e rodas de madeira, os pneus absorvem melhor o impacto, o que torna qualquer viagem mais confortável!

Porém, como era de se esperar, qualquer produto traz um impacto ambiental consigo. O impacto causado pelo aumento do número de pneus fabricados não demorou a surgir. O descarte incorreto de pneus traz muitos problemas para o ser humano e para a natureza.

Quer um exemplo? Basta pensar no aumento dos casos de dengue em grandes cidades. Isso aconteceu porque pneus velhos acumulam água quando colocados em locais descobertos, o que ajuda na proliferação do mosquito causador da doença.

Você Sabia?
Anualmente, cerca de 800 milhões de pneus são descartados no mundo. Aqui no Brasil são produzidos mais de 40 milhões de pneus todos os anos. Praticamente metade desse número é descartada de maneira ou não-sustentável.

Como descartar corretamente os pneus

Uma forma bastante interessante de amenizar este impacto é recauchutagem de pneus antigos. O Brasil é o segundo colocado em recauchutagem de pneus, oferecendo uma posição bastante interessante junto a outros países na luta a favor do meio ambiente.

A recauchutagem visa adicionar novas camadas de borracha a pneus já usados. Assim, eles podem ser utilizados por mais tempo e ainda economizam 80% de energia e matéria-prima. Bacana, né?

Veja uma lista de pontos de coleta de pneus usados em todo o Brasil no site www.reciclanip.com.br.

Veja também