jul 30

Lixo eletrônico: cuidados no descarte

flickr.com / msilvaonline O lixo eletrônico contém substâncias com alto índice de contaminação, por isso deve ser descartado de forma correta.

Lixo eletrônico é todo resíduo proveniente de equipamentos eletrônicos. Com o crescente uso deste material no mundo moderno, este tipo de resíduo tem se tornado um sério problema ambiental quando não descartado de forma correta e encaminhado para locais inadequados.

Segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2010, o Brasil caminha no mesmo rumo dos países desenvolvidos na troca acelerada de produtos eletrônicos. O documento aponta que o país é o que mais gera resíduos digitais por ano.

Ou seja, cada brasileiro produz em média cerca de meio quilo de lixo – quantidade superior a de países como China e Índia.

Resíduo digital: Onde jogá-lo?

Vale lembrar que o lixo eletrônico contém substâncias prejudiciais com alto índice de contaminação. Componentes como chumbo, mercúrio, entre outros, podem provocar sérios danos ao meio ambiente e saúde das pessoas.

Algumas medidas podem ser tomadas na hora do descarte deste material:

  • Separá-lo dos resíduos orgânicos e materiais recicláveis (papel, plástico, metal, etc.) é fundamental;
  • Outra opção é doar os equipamentos que estão em boas condições de uso para entidades sociais que atuam na área de inclusão social, além de não contribuir com a contaminação do meio ambiente, você ajudará pessoas que precisam.

Para encaminhar o lixo eletrônico para locais que aceitam este tipo de material acesse o link http://g1.globo.com e encontre o local mais próximo de você.

Faça a sua parte!

 

Veja também