jul 30

Descarte de Lâmpadas

flickr.com / mariateresa toledo As lâmpadas não devem ser descartadas no lixo comum.

As lâmpadas florescentes estão em toda parte e depois do apagão de 2001, seu consumo se intensificou de forma crescente deixando o consumidor perdido sem saber como descartar corretamente esse material altamente prejudicial à saúde.Antes de saber, conheça um pouco sobre a lâmpada e os perigos do seu descarte inadequado.Em sua composição encontramos em média 10 mg de mercúrio, material tóxico que descartado de forma inadequada pode contaminar cerca de 20 mil litros de água, atingindo o solo provocando sérios danos ambientais.

No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas por ano. Deste total, 94% são descartadas no lixo comum ou em aterros sanitários sem nenhum tipo de tratamento.

Para minimizar os efeitos causados no meio ambiente, a Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu um sistema para recuperar componentes presentes nas lâmpadas reaproveitando mais de 98% da matéria-prima utilizada na sua fabricação.

E, se quebrou?

Fique atento! Acidentes acontecem. Então antes de limpar a área em que a lâmpada quebrou, retire do local crianças e animais, além de não deixar que ninguém toque no material.

Ventilar o ambiente é de extrema importância, por isso deixe portas e janelas bem abertas o mais rápido possível. Para retirar os cacos, use luvas e os coloque em um saco plástico ou em uma caixa de papelão para que possa ser lacrado. Use fitas e papel toalha umedecidos para limpar possíveis resíduos que podem passar despercebidos.

Locais para descarte

É importante lembrar que o descarte de lâmpadas florescentes deve ser feito em locais especializados responsáveis em retirar o mercúrio eliminando possíveis contaminações e intoxicações.

Faça a sua parte! Não deixe que este material seja descartado no lixo comum. Para achar locais que aceitam o descarte de lâmpadas, acesse www.ecycle.com.br e encontre o local mais próximo de você.

Veja também