ago 14

Reciclagem de Paletes: veja 3 ideias de como fazer o reaproveitamento do material

© Depositphotos.com / JohanH O reaproveitamento dos paletes colabora positivamente para a prevenção do meio ambiente.

A reciclagem vem ganhando cada vez mais força em todo o mundo, uma vez que todos estão buscando por soluções mais sustentáveis e que colaborem com a preservação do meio ambiente. Segundo dados obtidos pelo portal do Governo Federal, apenas 10% do lixo gerado nas cidades é devidamente reciclado. Apesar deste número ser considerado muito baixo, a população está começando a se conscientizar da necessidade de reciclar esses resíduos que tanto prejudicam e se acumulam no planeta.

Muito utilizados por supermercados, feiras, armazéns, galpões de transportadoras e alfândegas por conta de sua resistência e por simplificar o transporte, o manuseio e a armazenagem, os paletes têm se destacado entre os itens que mais são reciclados e reaproveitados por pessoas e empresas — seja para a produção de móveis, objetos decorativos e muitos outros itens.

O reaproveitamento dos paletes contribui diretamente com a preservação do meio ambiente, pois evita que eles se acumulem em lixões e aterros sanitários. Porém, antes de reutilizá-los, é importante higienizar, lixar, tratar e impermeabilizar a madeira para minimizar os riscos de o material apodrecer ou acumular algum tipo de fungo, bactéria ou praga.

Além disso, a reciclagem e o reaproveitamento dos paletes de madeira são ações que trazem diversos benefícios e vantagens para a natureza e para a sociedade, tais como:

  • Diminuição do uso dos recursos naturais;
  • Maior conscientização da população a respeito do descarte correto da maneira e da importância do reaproveitamento de materiais;
  • Podem ser reutilizados de diversas maneiras, repetidas vezes;
  • Gera maior economia de energia e matéria-prima.

3 ideias de como reaproveitar os paletes

Prateleiras

Montar prateleiras a partir de paletes é uma ótima opção para reaproveitar o material. Além de serem muito funcionais, elas podem ser utilizadas para colocar copos, taças, temperos, vasos, bebidas, livros e revistas, entre diversos outros itens decorativos. Coloque sua criatividade em prática e utilize os paletes de diferentes formas e tamanhos, personalizando sua casa de maneira totalmente diferenciada.

Jardim vertical

Outra forma incrível de utilizar os paletes é criando um jardim vertical com o material. Além de reaproveitar os paletes que provavelmente seriam descartados de forma incorreta, esta opção leva mais vida aos ambientes da casa, apartamento ou empresa. Esta é uma forma divertida e sustentável de reutilizar os paletes de madeira e ainda cultivar plantas decorativas, ervas aromáticas e temperos.

Sofás

Com o palete, é possível criar diferentes tipos e estilos de sofás que oferecem o mesmo conforto que o modelo tradicional. Além de dar um toque despojado e rústico ao ambiente, esta é uma opção econômica e sustentável para sua decoração. Para fazer um sofá de paletes, basta unir a quantidade necessária até chegar ao tamanho desejado e decorar com algumas almofadas e futons coloridos. Outra opção muito interessante é fazer uma cama de palete!

Veja também