nov 01

Reciclagem de jeans: calça velha, bolsa nova.

Considerado uma das grandes inovações do século XX, o jeans era inicialmente utilizado por trabalhadores, como mineradores e marinheiros norte-americanos. Com o tempo, seu uso foi sendo agregado à diferentes realidades culturais e sociais.

Flickr.com/allenjaelee Velhas calças jeans podem ser eutilizadas de diversas formas.

Hoje indispensável no universo da moda, o jeans atingiu a grande massa na década de 30. Mas foi popularizado mesmo nos anos 60 por músicos e estrelas do cinema, como Bob Dylan, Jimi Hendrix, e até mesmo os Beatles.

Mas a peça, presente em diversas versões no guarda-roupa de todos, pode ser muito mais versátil do que se imagina. Como o denim é um tecido bastante forte, resistente, pode ser reutilizado de várias formas. A reciclagem de jeans pode ser uma ideia sustentável, útil e muitas vezes fashion.

Separamos aqui uma ideia simples para reciclar aquela sua calça ocupando espaço no seu armário: uma bolsa jeans. Confira o passo a passo e recicle!

Você vai precisar de:

  • 1 calça jeans
  • 1 zíper forte com 40cm
  • 4 Argolas de metal
  • 2 Fechos de metal

Como fazer

  1. Logo na altura do gancho, recorte as pernas da calça.
  2. Pegue a parte frontal das pernas e faça dois retângulos com 7cm por 50cm cada. Essa parte será utilizada para costurar a parte aberta de sua bolsa (a). Além disso corte um retângulo com 12cm por 90cm para a alça (b). Após isso pegue a parte de trás dessa perna e faça um retângulo de 12cm por 50cm, essa será a base da bolsa (c).
  3. Na altura do gancho, costure a base da bolsa (a) às bordas do recorte de jeans. Em seguida, coloque o zíper, juntando as duas peças que você separou para a abertura (a). Pegue a peça com o zíper e coloque na parte superior, costurando pela borda na parte da cintura da calça.
  4. Faça a alça costurando pelo avesso a peça no comprimento (b). Desvire e recorte duas tiras com 20cm para unir as argolas. Separe uns 50cm que vão restar para a extensão da alça.
  5. Transpasse as tiras na argola, costurando-as nas laterais da bolsa.
  6. Em um dos extremos da tira, coloque a peça de metal para dar acabamento à bolsa, costurando o outro extremo na argola.

Dica!

Como o denim é um tecido resistente, utilize uma agulha grossa e linha de poliéster. Se quiser, você também pode tingir sua bolsa com anilha da cor de sua preferência, lembrando-se

sempre de seguir corretamente as indicações do produto.

Veja também