nov 19

Existe reciclagem de bituca de cigarro?

Além dos malefícios para a saúde, o cigarro também é prejudicial ao meio ambiente — especialmente se levarmos em conta a sujeira e os danos ecológicos provocados pelas bitucas descartadas de maneira incorreta. Para se ter uma noção do tamanho do problema, a bituca está classificada como um dos resíduos mais descartados inadequadamente no País.

flickr.com / Admanchester A bituca é prejudicial ao meio ambiente e está classificada como um dos resíduos mais descartados incorretamente no Brasil.

O tempo de decomposição de uma bituca de cigarro é o principal culpado pelos danos ambientais: em geral, a natureza demora cinco anos para decompor uma única bituca. Durante esse período, ela contribui para o entupimento de bueiros, pequenos focos de incêndio e ainda pode ser engolida por animais, prejudicando sua saúde.

Como funciona a reciclagem de bitucas de cigarro?

O primeiro passo para a reciclagem de bitucas de cigarro é sempre realizar o descarte de maneira correta: em lixeiras do tipo coletoras ou cinzeiros destinados exclusivamente para cigarro — geralmente instaladas em condomínios, hotéis, empresas, prédios privados e públicos, bares, clubes, entre outros ambientes.

As bitucas coletadas são transportadas até cooperativas, onde são transformadas em matéria-prima para a fabricação de folhas de papel e produtos plásticos, podendo ser reaproveitadas também como insumo de adubo.

Veja também