out 20

Reaproveitamento de vidro temperado: 3 dicas do que fazer com o material quebrado

casaciro / iStock / Getty Images Plus Mesmo o vidro temperado sendo um material bastante difícil de reciclar, é recomendado o seu reaproveitamento para evitar que ele seja descartado incorretamente.

O vidro temperado é um material que possui resistência muito maior do que o vidro comum, uma vez que passou por um processo de têmpera — que consiste em ser submetido a um grande aumento de temperatura de forma lenta, sendo rapidamente resfriado em seguida. Este processo é repetido diversas vezes, fazendo com que o vidro temperado possua uma resistência muito maior a choques e a temperaturas.

Além da maior resistência, um fator faz com que o vidro temperado seja considerado mais seguro é o fato de que ele se rompe completamente quando quebrado, gerando pequenos fragmentos sem pontas que oferecem pouco risco de acidente. Apesar dessas vantagens, o vidro temperado possui uma característica muito negativa: ele é um material muito difícil de reciclar. Para evitar que ele se torne lixo, portanto, é recomendado o seu reaproveitamento.

Dicas para aproveitar vidro temperado

Faça mosaicos de vidro

O mosaico de vidro é uma peça muito bonita e frequentemente utilizada para enfeitar casas e empresas. Esse tipo de item decorativo possui aspecto único e proporciona uma decoração diferenciada e personalizada.

Para fazer um mosaico, basta passar cola na parede ou na superfície que você pretende decorar e, em seguida, colar os cacos de vidro para formar um desenho de sua preferência.

Confeccione peças de artesanato

O vidro temperado também pode ser utilizado em peças de artesanatos, dando um toque final e muito mais charmoso a peças comuns feitas com outros materiais. Neste caso, o vidro é utilizado de forma semelhante ao mosaico: basta passar cola na superfície da peça de artesanato e decorá-la com o vidro.

Encaminhe para empresas específicas

Embora o processo de reciclagem deste tipo de vidro seja muito difícil, algumas empresas podem realizar um reaproveitamento de peças de vidro temperado para produzir novos itens, também muito resistentes.

Entre as peças que podem ser produzidas a partir dos pedaços de vidro temperado quebrado estão: travessas, xícara, pratos e objetos de decoração como jarros, prateleiras e até mesmo tampos de mesa. No entanto, é necessário que este tipo de reaproveitamento seja feito por empresas especializadas em realizar o delicado processo de reciclagem e reaproveitamento do vidro.

Veja também