out 19

Reaproveitamento de Garrafas PET: use a criatividade!

As garrafas PET, utilizadas, principalmente, como embalagem de refrigerantes demoram cerca de cem anos para se decompor na natureza, mas felizmente existem alternativas de reutilização desse material, reduzindo assim o seu impacto negativo no meio ambiente.

Freeimages.com/alejaeger A reciclagem da garrafa PET é uma ótima alternativa para evitar o descarte.

O descarte incorreto das garrafas de plástico contribuem para a contaminação dos rios, lagos e represas que abastecem as cidades, além de causar o entupimento de bueiros em dias de chuva forte, provocando enchentes que prejudicam várias famílias.

A reciclagem e a reutilização da garrafa PET são as melhores alternativas para evitar o seu descarte indevido na natureza. Você pode criar objetos de decoração para a sua casa, fazer móveis, vasos para plantas, artesanatos e até construir uma casa! Siga alguma de nossas dicas:

Horta Vertical

Que tal ter acesso a vários temperos para deixar a sua refeição diária mais saborosa sem sair de casa? A horta vertical feita com garrafas PET é uma alternativa sustentável e que ocupa pouco espaço. Você só vai precisar de garrafas (limpas) de dois litros, corda de varal, terra e mudas da sua preferência. Primeiramente, corte a garrafa, deixando uma abertura por onde a planta irá crescer, depois faça dois furos na parte superior e inferior por onde passará a corda de varal, dê um nó depois de passar pelos furos para segurar a garrafa, ou utilize arruelas. Coloque a terra e plante a muda, não se esqueça de fazer alguns furos para escoar o excesso de água. Saiba mais…

Filtro de água sustentável

Já pensou em utilizar uma garrafa PET como filtro de água? Além de economizar, você contribui com o meio ambiente. Você vai precisar de duas garrafas de dois litros e um filtro simples. Agora é só seguir as instruções da imagem abaixo e beber uma água de qualidade.

Levante a parede da sua casa

Quer diminuir os custos com material de construção na sua casa nova? Você pode utilizar a garrafa PET para levantar as paredes do seu lar doce lar, mas será preciso juntar uma grande quantidade que dependerá do tamanho da sua residência, depois é só encher as garrafas com um pouco de areia, cal e cimento e utilizá-las no lugar dos tijolos. Você terá uma economia de 40% a 60% com material de construção.

Artesanato criativo

Que tal decorar a sua casa com objetos feitos de garrafa PET? Apesar de ser de plástico, este vaso para flores parece muito com cristal e dá um toque charmoso para o ambiente em que será colocado. Você vai precisar apenas de uma garrafa PET transparente e uma tesoura.

Após lavar bem e tirar o rótulo, corte a parte de cima da garrafa que não será utilizada. Depois, comece a picotar a garrafa verticalmente formando tiras retangulares. A seguir, pressione-as sobre uma superfície plana e comece a trançá-las. Saiba mais…

Veja também