jan 12

Reaproveitamento de cascas de frutas cítricas

Apesar de lixos orgânicos serem biodegradáveis, este tipo de resíduo também polui e tem efeitos negativos no meio ambiente. Para reduzir a produção de lixo caseiro, a alternativa é reaproveitá-los – e existem várias maneiras de fazer isso. Uma delas é a compostagem, adubo orgânico que fortifica o solo com nutrientes naturais, podendo ser feito com cascas de frutas, sobras de verduras e legumes e até filtro de café.

flickr.com / Lenore Edman Utilizar cascas de limão ou laranja como desengordurante, por exemplo, é uma ótima maneira de reduzir a produção de lixo doméstico.

As frutas cítricas, entretanto, não servem para fazer compostagem, uma vez que sua casca e polpa alteram o PH da terra. Mas isso não significa que seus restos devam ir diretamente para o lixo, muito pelo contrário: são ainda mais funcionais do que outros tipos de lixo orgânico.

O limão, por exemplo, pode ser usado como desengordurante na cozinha: depois de preparar uma refrescante limonada, separe os bagaços e misture um pouco com sal e bicarbonato de sódio. Evite apenas aplicar em superfícies de mármore e outros materiais delicados e lave bem as mãos, para evitar manchas e queimaduras.

Cascas frescas de limão, laranja ou tangerina também são ingredientes para outro limpador multiuso desengordurante. Basta colocá-las em um pote de vidro reutilizado, daqueles de conserva, e cobrir com vinagre branco. Após duas semanas de descanso, coe o líquido e use no lugar de produtos químicos para limpeza.

Móveis de madeira maciça também têm benefícios com a casca de laranja, podendo ser polidos e lustrados com o lado interno (branco). Cascas secas da fruta podem, ainda, dar uma mãozinha na hora de acender a churrasqueira: por conterem substância inflamável, elas tornam o acendimento mais rápido.

As cascas de limão têm o poder de clarear o interior da chaleira: encha-a com água, cascas de limão e ferva tudo. Quando borbulhar, apague o fogo e deixe por uma hora de molho. Depois, escorra e lave o utensílio normalmente. Cascas de ambas as frutas também servem para afastar insetos indesejados: você pode substituir o tablete de veneno daquele velho aparelho repelente por um pedaço de casca de uma dessas frutas e manter o ambiente livre de mosquitos, pernilongos e formigas.

Veja também