set 30

Qual a real importância da avaliação de impacto ambiental?

© Depositphotos.com / chepko A elaboração de um AIA visa proteger o meio ambiente.

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é uma ferramenta que ajuda empresas a desenvolver projetos e realizar mudanças estruturais, seguindo uma política de respeito ao meio ambiente. Por meio da AIA, é possível analisar o risco de problemas ambientais, com base em estudos e análises criteriosas de equipes especializadas em questões ecológicas.

A Avaliação de Impactos Ambientais é estabelecida pela Política Nacional do Meio Ambiental (PNMA). Dentre os principais documentos exigidos para que a AIA esteja completa e correta, vale destacar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que traz as conclusões sobre os possíveis impactos ambientais.

Licenças ambientais e imagem da empresa

Todas as licenças ambientais necessárias para expansões empresariais ou utilização de recursos naturais dependem da realização de uma Avaliação de Impacto Ambiental, ou seja, são necessários o AIA e o RIMA para que a empresa consiga aprovações municipais, estaduais e federais para viabilização de projetos que envolvam atividades relacionada ao meio ambiente.

Ao estabelecer uma Avaliação de Impacto Ambiental, a empresa também estará contribuindo diretamente para melhora de sua imagem no mercado. Isso porque a realização da AIA é uma atitude ecologicamente correta e que agrega valor aos produtos e serviços oferecidos.

Veja também