out 30

Como produzir adubo orgânico

© Depositphotos.com / aigarsr A compostagem é um processo simples para a produção de adubo orgânico, utilizado na atividade agrícola.

Você sabia que o adubo orgânico é uma ótima maneira de garantir o crescimento natural (e também saudável) de flores e de plantas, nutrindo-as corretamente, sem a necessidade do uso de produtos químicos?

Pois é verdade! O nome do processo para se produzir o adubo orgânico é compostagem, e ele pode ser feito em casa, de uma maneira muito simples: transformando seu lixo em adubo.

Dessa forma, além de oferecer ao solo, nutrientes ricos e naturais, você também colabora com o meio ambiente de duas outras maneiras: ao não fazer uso de produtos químicos, e ao diminuir a quantidade de resíduos que são descartados nos lixões e aterros.

E mais, a compostagem é muito fácil de ser feita, acompanhe o passo a passo:

  • Passo 1

Escolha um recipiente para colocar o material orgânico. Por exemplo, um balde, um pote de sorvete de 2 litros ou mesmo uma lata de tinta, todos servem. Dê preferência para o reaproveitamento nessa hora, utilize algum recipiente que já foi utilizado e iria para o lixo.

Após escolher o recipiente, fure o fundo, uma vez que é por lá que o chorume irá passar.

  • Passo 2

Escolha mais um recipiente, como por exemplo uma bacia rasa. Ela ficará embaixo do primeiro recipiente, onde ficará o material orgânico, e servirá para recolher o chorume. Lembre-se de não deixar a bacia rasa em contato direto com o recipiente de material orgânico, deixe esse um pouco mais alto do que a bacia. Para isso use algum calço, como tijolos.

  • Passo 3

Agora é a hora de colocar o lixo orgânico. Para isso, há um segredo bastante útil e que acelera todo o processo: coloque o lixo orgânico proporcionalmente em camadas: uma camada de material úmido (o lixo em si) para três camadas de material seco (cascalho de árvores, palha de milho, papelão, serragem etc.).

Esse processo pode ser sempre refeito, adicionando novas camadas proporcionalmente, no entanto, lembre-se de deixar sempre a última camada de material seco para evitar mau cheiro. Outra dica: nunca tampe a compoteira!

Materiais que podem ser usados:

  • resto de leite, borra de café, iogurte, cascas de frutas, filtro de café usado, sobras de legumes e de verduras.

Materiais que não podem ser usados:

  • restos de comida com tempero (sal, azeite, etc.), esterco de animais domésticos, impressos com tinta (como papel de revistas), vidros, tinta, metal, óleo, gorduras de animais e plástico.
  • Passo 4

Agora é só esperar e dar tempo ao tempo. Nos primeiros 15 dias do processo o melhor é não mexer, deixando que a fase de decomposição ocorra naturalmente. Passados os quinze dias, o ideal é revolver todo o material com a ajuda de um garfo de jardim, por exemplo, para que haja oxigênio o suficiente. Realize as mexidas para fornecer oxigênio a cada quinze dias.

O tempo para obter o adubo orgânico pode variar de processo para processo, no entanto, é plenamente possível obtê-lo em cerca de dois ou três meses. Um bom indicativo de que o adubo está pronto é a temperatura do composto, que, ao chegar ao processo final, estabiliza com a temperatura ambiente.

Uma boa dica é observar duas características: a tonalidade da cor, que deve ser escura, e o cheiro, que deve ser de terra.

Veja também