jan 21

O que é preciso fazer para comprar animais exóticos no Brasil?

Ao contrário do que muitos pensam, animais exóticos são aqueles que não habitam a fauna original de sua espécie. Seja pela ação do homem ou por qualquer outro fator não relacionado à migração biológica natural, estes animais são retirados de seu habitat original e introduzidos em outros biomas. Alguns destes animais, em sua maioria pássaros – calopsitas, periquitos australianos, canários do reino, pavões e cacatuas – podem ser domesticados e, muitas vezes, criados em ambientes domésticos.

No Brasil é necessário possuir uma licença ambiental e um local apropriado para a criação do animal. O processo de compra e/ou adoção destes animais envolve toda a regulamentação adequada do dono ao registro do animal e carteira de vacinação. A compra de animais exóticos só pode ser realizada em lojas apropriadas, autorizadas pelo IBAMA e regulamentadas pelo Ministério do Meio Ambiente. O mesmo vale para animais que serão criados em cativeiro.

Dados recentes revelam que cerca de 90% do comércio de animais exóticos no Brasil é ilegal. Manter animais silvestres em cativeiro, sem a devida autorização do IBAMA é crime ambiental grave. Sujeito à apreensão do animal, a multa varia entre R$ 500,00 e R$ 5.000,00 por indivíduo. Além disso, o dono do animal também poderá cumprir pena de seis meses a um ano.

Cuidados e precauções

A introdução de espécies exóticas em ambientes domésticos deve ser realizada com cuidado. O processo de adaptação muitas vezes é demorado e pode ocasionar desequilíbrios ambientais. A invasão e a má introdução de animais exóticos são práticas que representam a segunda maior ameaça às espécies nativas.

É muito importante que alguns cuidados sejam tomados antes e durante a compra destes animais. Evite adoções e compras por impulso, saiba tudo o que puder sobre um animal de estimação potencial antes de trazê-lo para casa, tenha todos os equipamentos e suprimentos necessários em mãos para fazer a transição para a nova casa.

Confira abaixo a lista de alguns dos animais exóticos cuja compra é permitida no Brasil:

Gerbil

Os gerbils são um tipo de esquilo, por isso a pelagem é mais fina e seu rabo peludinho. Esses roedores possuem hábitos noturnos. Os gerbils não custam muito caro, em média 20 reais e estão liberados para criação no Brasil.

Chinchila

São roedores muito dóceis e silenciosos. Seu nome deriva de uma tribo indígena chamada Chinchas, localizada na região onde o mamífero foi primeiramente encontrado – a Cordilheira dos Andes – por volta do século 16.

Teiú

Os lagartos teiú podem não ser muito amigáveis se não forem acostumados aos humanos desde pequenos. No começo, podem ser receosos e um pouco ariscos, mas, depois de se adaptarem ao dono, tornam-se dóceis e tranquilos. Adoram ovos, por isso, são famosos por invadir galinheiros.

Jiboia arco-íris da Amazônia, Jibóia-vermelha

Possui temperamento bastante reservado e tímido e gosta de ficar entre troncos, pedras e arbustos. O réptil de hábitos noturnos está liberado para criação no Brasil, desde que registrado.

Sagui de pelo branco

Presente em abundância na Mata Atlântica, os saguis são animais dóceis, brincalhões e podem ser companheiros por até 10 anos. No Brasil sua criação é permitida, apesar de muita gente não mantê-los em cativeiro, pois eles sempre aparecem nas nossas janelas em busca de frutas.

Sugar Gliders

Esses curiosos esquilos voadores são verdadeira febre nos EUA, Europa e Austrália. No Brasil são conhecidos como Petauros e sua criação é desconhecida. Eles são simpáticos, brincalhões e muito sociáveis, podendo reconhecer o dono e até mesmo o seu nome.

Cacatua

Sinônimo de glamour e elegância, as cacatuas são aves de estimação bastante amorosas e inteligentes. Em média custam oito mil reais e alimentam-se de sementes, frutos e rebentos de uma grande variedade de espécies vegetais, inclusive plantas de cultivo.

Veja também