ago 18

É possível transformar água do mar em potável?

Em tempos de crise hídrica, muitas pessoas buscam alternativas para obter água para consumo humano. A boa notícia para quem está preocupado com a falta de água é que é possível transformar a água do mar em água potável graças a técnicas de dessalinização da água do mar — ou seja, a retirada de todas as substâncias que contêm sais.

© Depositphotos.com / kosmos111 A dessalinização da água do mar é uma alternativa para países com escassez deste recurso.

Em algumas regiões muito secas do planeta, esta solução já é realidade há alguns anos. A primeira usina de dessalinização foi criada em 1928, na ilha de Curaçao, no Caribe. Hoje, mais de 100 países do Oriente Médio e norte da África utilizam este procedimento para levar água potável à população.

Como transformar água do mar em água potável?

O primeiro passo para a dessalinização é colher a água do mar por meio de bombeamento. A substância é, então, filtrada e enviada para tanques, onde são retirados grãos de areia e outras substâncias mais fáceis de eliminar, bem como bactérias e vírus. Nestes tanques, é utilizada a técnica de osmose reversa, em que membranas plásticas que contêm microporos formam uma barreira que impede a passagem do sal.

Ao final deste processo, a água está dessalinizada e pode ser consumida normalmente. Em alguns casos, pode ser necessário realizar um processo para diminuição da acidez.

Veja também