maio 25

Como fazer um painel de fotos com material reciclado?

Por mais que as fotos digitais sejam práticas, não há nada como guardar nossas recordações em papel. Melhor do que isso é deixá-las em um cantinho especial da casa. E que tal fazer isso utilizando material reciclado? O resultado é charmoso e sustentável. Veja algumas ideias:

Painel de fotos com garrafa pet

Materiais: Separe três garrafas pet lisas e transparentes; 6 coadores de café usados picotados; 8 pedaços de sisal (8 cm cada); 12 miçangas de madeira; 6 palitos de churrasco; caneta hidrográfica; cola branca; pincel largo e furador.

Modo de fazer: Corte a parte redonda das garrafas, cerca de quatro dedos abaixo do gargalo. Retire a parte inferior e amasse as laterais, deixando as garrafas retas.

Em seguida, marque um retângulo do tamanho das fotos (10 x 15cm) com a caneta hidrográfica e aplique pedaços do coador de café nas bordas, utilizando pincel e cola branca.

Cubra toda a parte de trás da garrafa com os picotes do coador, formando retângulos. Faça um furo em cada canto deles e prenda as peças com o sisal. Com palitos, deixe os retratos curvados. Coloque miçangas nas pontas dos palitos para finalizar e pendure na parede utilizando o fio de sisal.

Painel de fotos com uma moldura antiga

Separe uma moldura antiga que você tem em casa ou procure em depósitos. Prenda ou amarre algumas tiras de barbante de um lado a outro da moldura, prevendo o espaço que será necessário para as fotos. Coloque as fotos utilizando grampos de roupa e pronto!

Painel de fotos com caixas de fósforo

Com cola branca, cole as caixinhas em uma folha de papelão resistente.  Se preferir, pinte as bordas e espaços internos primeiro para, depois de secos, os espaços serem preenchidos com as fotos. Espere secar e decore!

Caso você queira fazer um porta-retratos, veja o post “Aprenda a fazer porta-retratos de papelão” e confira uma excelente opção para reaproveitar materiais que seriam descartados.

Veja também