jul 08

Onde descartar lixo eletrônico?

Flickr.com / lojapapasiri O descarte de lixo eletrônico deve ser feito em pontos de coleta e cooperativas de reciclagem.

A destinação do lixo eletrônico se tornou uma questão fundamental na gestão de resíduos sólidos urbanos. Afinal, o descarte correto desses resíduos é essencial para a reciclagem e para prevenir uma série de prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, à população como a poluição do solo, do ar e até mesmo do lençol freático.

Com os avanços da tecnologia e a grande oferta de produtos eletrônicos cada vez mais modernos e sofisticados, fica implícita a necessidade da população de se adequar às exigências do mercado. Isso se nota avaliando a quantidade de aparelhos eletrônicos que adquirimos ou trocamos nos últimos anos, como celulares novos, TVs maiores, etc.

Tudo o que consumimos gera resíduos. Com a tecnologia não seria diferente. Lixo eletrônico é todo resíduo resultante de equipamentos eletrônicos. Alguns exemplos muito comuns são: computadores, baterias, câmeras fotográficas, aparelhos de fax, etc.

Além disso, itens de iluminação, como lâmpadas fluorescentes; produtos de linha branca, como fogões, freezers e geladeiras; instrumentos médicos; aparelhos de vigilância; entre outros também entram na categoria de lixo eletrônico quando descartados.

Para onde deve ir tudo isso?

Para não contaminar e poluir o meio ambiente, deve-se descartar o lixo eletrônico em locais apropriados.

Celulares e baterias muitas vezes podem ser devolvidos nas empresas de telefonia celular. Assim, elas mesmas se encarregam de destinar esses resíduos de forma correta.

Existem por todo o Brasil empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem e, especificamente, coletando lixo eletrônico, como a Cempre e a Descarte Certo.

Outra opção válida é realizar doações de aparelhos que estivessem em boas condições, que não estão mais em uso. Basta procurar uma entidade social que atua na inclusão digital. Além de não prejudicar o meio ambiente, você ajuda quem precisa.

Veja também