abr 11

O que é e como aplicar um telhado verde?

© Depositphotos.com / mirisek O telhado verde garante uma redução na temperatura do ambiente.

O telhado verde ou ecológico consiste em uma técnica arquitetônica de aplicação e de uso tanto de solo, como de vegetação em coberturas de residências, escritórios, fábricas, dentre outras edificações.

A instalação de um telhado verde torna-se uma ótima alternativa sustentável atualmente, pois dentre os diversos benefícios inclui-se também uma melhoria térmica no ambiente, protegendo o edifício de temperaturas extremas, especialmente no verão, fazendo com que a temperatura interna diminua em até 3°C, dispensando assim o uso de ar condicionado.

Com a instalação de um telhado verde há também a promoção de uma nova área para equilíbrio ambiental, principalmente nas grandes cidades que carecem de espaços verdes.

Além disso, o telhado verde traz consigo também ótimas vantagens estruturais como a facilitação da drenagem de água, o fornecimento de isolamento acústico e térmico e o diferencial estético, além do fator de compensação ambiental referente à área ocupada pela edificação.

Os custos para a instalação desse tipo de telhado variam muito de projeto para o projeto, todavia a diferença de valores é relativa aos tipos de materiais aplicados no projeto e à complexidade de instalação.

Vale ressaltar que a instalação de um telhado verde deve ser feita por empresas especializadas, uma vez que para a colocação deste tipo de telhado é necessário fazer uma adaptação na estrutura física do edifício. Se o telhado ecológico for colocado na laje, será preciso impermeabilizá-lo, no caso de telhas de cerâmica, será preciso retirá-las e instalar placas de compensado que funcionarão como base para a estrutura vegetal.

Se você está interessado em fazer a instalação do telhado verde na sua residência, saiba que atualmente já existem no Brasil muitas empresas dotadas de tecnologias muito simples e eficientes.

Vale ressaltar também que além da criação de um novo espaço de lazer ambientalmente correto e funcional, os telhados verdes também são economicamente benéficos, uma vez que promovem a vida útil do espaço instalado, dispensando os constantes gastos com manutenção em decorrência de fatores climáticos como acontece com os telhados e as coberturas convencionais.

Veja também