mar 22

No Dia Mundial da Água, confira 3 ideias para fazer a reciclagem de água

© Depositphotos.com / SergeyNivens Existem diversas formas de reciclar a água, assim como: Utilizar a água da chuva e reutilizar a máquina a água da máquina de lavar e do chuveiro

Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água — uma importante data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1922, com o intuito de chamar a atenção para a importância deste recurso natural.

A água é o principal elemento da vida na Terra, sendo essencial para a sobrevivência da espécie humana e de todos os organismos vivos existentes no planeta. Apesar da importância da água para a natureza, poucas pessoas se dão conta do quanto a água potável é escassa no planeta. Isso porque, embora o globo seja coberto por mares, oceanos, rios e lagos, menos de 1% de tudo isso pode ser considerado potável.

Em algumas regiões do planeta, a escassez da água é uma realidade constante. Além da pouca quantidade disponível, países de todo o mundo convivem com altos índices de poluição da água e destruição de nascentes. Por este motivo, é cada vez mais importante criar formas de despoluição e reutilização do recurso. Trata-se de um processo que atualmente vem sendo chamado de reciclagem da água, que busca retirar suas impurezas e deixá-la novamente pronta para ser consumida.

Este processo geralmente é feito em escala industrial, com a utilização de equipamentos de última geração, tais como filtros e membranas especiais que limpam a água e a deixam novamente limpa. Apesar disso, você também pode fazer sua parte com algumas atitudes simples, mas que fazem uma grande diferença no uso responsável da água. Confira:

Ideias para fazer a reciclagem da água

Utilize a água da chuva

A chuva é muito importante para manter o equilíbrio climático do planeta, e é graças a ela que os lençóis freáticos se mantêm abastecidos. Você também pode aproveitar um pouco da chuva que cai no seu terreno e utilizar para lavar as calçadas, molhar as plantas e até lavar a roupa. Para isso, basta instalar coletores que permitam o armazenamento da chuva e guardar para uso. Vale lembrar que é preciso manter os depósitos de água bem vedados, para evitar a proliferação de mosquitos da dengue e outras doenças.

Reutilize a água da máquina de lavar ou do banho

A água que lava a sua roupa está limpa, apesar de cheia de sabão. Você pode aproveita-la para lavar o carro, o quintal ou a calçada. Isso também pode ser feito com a água do banho, bastando instalar alguma ferramenta para captar esta água — que pode ser reutilizada nos vasos sanitários, por exemplo.

Consuma com responsabilidade

O ideal é agir com responsabilidade com relação à água o tempo todo. Utilize a descarga mais leve sempre que possível, feche a torneira ao escovar os dentes e cuidado com a quantidade de água desperdiçada quando for lavar a roupa. Como consumidor, você também pode fazer a diferença, procurando comprar produtos e serviços de empresas que comprovadamente utilizam formas de economizar a água e garantir a sustentabilidade do planeta.

Veja também