set 18

Como montar uma horta suspensa de garrafa PET

Já foi o tempo em que ter uma horta em casa era exclusividade de quem tem muito espaço disponível e pode separar um pedaço de terra para cultivar frutas, verduras e legumes. Isso porque a horta suspensa tem se tornado uma alternativa cada vez mais popular em ambientes como apartamentos, escolas, escritórios e outros ambientes com pouco espaço.

Reprodução / Trabalho Manual Com criatividade, é possível fazer hortas suspensas de diversas formas diferentes.

Trata-se de uma técnica de jardinagem que, como o nome diz, coloca vasinhos suspensos para o cultivo de hortaliças e plantas em geral. Este tipo de horta geralmente aproveita materiais que iriam para o lixo, como garrafas PET, latas, potes de sorvete e pedaços de madeira.

Como montar uma horta suspensa de garrafa PET

Materiais necessários

• Garrafas PET (preferencialmente de dois litros), todas iguais;
• Pregos grandes ou parafusos;
• Martelo ou chave Philips;
• Tesoura;
• Fios e/ou cabos resistentes para suportar peso (arames ou fios elétricos).

Como montar

Pegue as garrafas PET e faça furos nas regiões da tampa e fundo das garrafas. Tenha cuidado para que estes furos estejam alinhados e com o tamanho certo para que o cabo/fio passe sem problemas, mas sem ficar muito folgado.

Dica: faça testes em outras garrafas que não serão utilizadas na horta, assim, você treina e o resultado fica bem melhor.

Pegue a tesoura e recorte uma abertura na lateral das garrafas, por onde as plantas serão cultivadas. O ideal é que este recorte tenha aproximadamente 12 cm de largura por 15 cm de comprimento. Em seguida, passe os cabos/fios pelos furos, deixando-os da altura que você deseja que fique sua horta. Faça nós nas pontas, para que toda a estrutura seja fixada com segurança.

Por fim, é só colocar terra, sementes e não se esquecer de regar sua horta com frequência.

Sustentabilidade ambiental

Vale a pena reforçar que a horta suspensa de garrafa PET contribui para uma sociedade ecologicamente correta. Isso porque, ao utilizar uma boa quantidade de garrafas PET, você evita que o material seja descartado na natureza. O plástico é um produto de decomposição lenta e que, quando jogado na natureza, leva à poluição de rios, lagos e florestas, interferindo diretamente no ecossistema como um todo.

Veja também