jun 15

O que é monitoramento ambiental e para que serve?

O monitoramento ambiental consiste em um processo de coleta de dados e acompanhamento contínuo das variáveis ambientais, com o objetivo de identificar e avaliar as condições dos recursos naturais de determinada localidade. Esse conjunto de medições aponta como está a natureza naquele momento e permite a projeção para o futuro, identificando a evolução da deterioração ao longo do tempo.

iStock.com / Mihajlo Maricic O monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados sobre diversas variáveis ambientais.

A prática do monitoramento ambiental é essencial para o desenvolvimento e implantação de medidas de preservação ecológica de efeito imediato e duradouro. Para isso, é realizado o monitoramento dos poluentes, da extração ilegal de matéria-prima, do desmatamento e de diversos outros problemas ambientais que levam à degradação do ambiente.

Objetivos do monitoramento ambiental

Dentre os principais objetivos do monitoramento ambiental, vale a pena apontar a análise criteriosa de todos os elementos responsáveis por qualquer tipo de dano à natureza, como descarte incorreto de lixo industrial, desmatamento ilegal e extinção animal e vegetal provocada por ações humanas.

O monitoramento ambiental também permite o acompanhamento da qualidade da água que chega às famílias, do ar do campo e das cidades e diversos outros parâmetros que servem para detalhar as reais condições do meio ambiente em determinada região.

Veja também