dez 11

O que é moda sustentável?

Mais do que tendência, a moda sustentável é uma maneira de expressar comportamento. Este conceito tem o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pela indústria da moda, tais como o uso de agrotóxicos nas plantações de algodão e a exploração de matéria-prima.

Para isso, a moda sustentável estimula a utilização de técnicas capazes de criar roupas e acessórios que combinam tecnologia, design e sustentabilidade. Apoiando-se em muita criatividade e inovação, a moda sustentável desenvolve métodos de produção que dão preferência para materiais como algodão e fibras orgânicas (como bambu e juta), cujo cultivo dispensa o uso de inseticidas e pesticidas.

A reciclagem também é fundamental para a moda sustentável, que cria roupas com fios fabricados a partir de garrafas PET e calçados com solas que reutilizam pneus. Até as bijuterias entraram na onda da sustentabilidade, utilizando madeira de reflorestamento para a confecção de anéis, colares e brincos.

Além de causar menor impacto na natureza, principalmente por não abusar dos recursos naturais de maneira que vise apenas o lucro, os produtos provenientes da moda sustentável geram renda a comunidades, cooperativas e empregam milhares de pessoas, resultando em um processo de fabricação mais justo e social.

Grandes marcas e estilistas já perceberam os benefícios da moda sustentável para o meio ambiente e para os negócios. Por isso, há cada vez mais investimento em tecnologias e processos com menor impacto ambiental.

Dica: você também pode contribuir para a sustentabilidade da moda por meio da reciclagem e customização de roupas. Abra seu armário e solte a criatividade!

Veja também